Você, que está grávida agora, sabe o que é doula e como essa profissional pode lhe ajudar a passar por esse momento de forma mais tranquila?
No passado recente, uma mulher ao engravidar, costumava ser assistida pelas outras mulheres da comunidade. As mais experientes ajudavam as mais novas a lidar com a gravidez, acompanhavam o trabalho de parto. Tudo isso normalmente acontecia em casa e ainda colaboravam com os primeiros dias do bebê.
Quando os partos migraram para os hospitais e dinâmica social das famílias também foi alterada, as gestantes acabaram perdendo esse suporte emocional das outras mulheres.
E foi justamente para resgatar esse espaço tão importante que surgiu a profissão da doula. Vamos conhecer melhor essa profissional, cuja procura tem crescido significativamente nos últimos anos?
O que é doula?
O nome doula tem origem grega e significa “mulher que serve”. E é esse papel generoso e tão necessário que ela desempenha para a futura mãe e também para toda a família que aguarda um bebê.
A doula é uma profissional que serve orientação, suporte físico e emocional para a mulher durante a gravidez, no trabalho de parto e depois, no pós parto. Trata-se de uma profissão que exige formação específica para a atuação.
A sua atuação começa bem antes do parto, ajudando a mulher a se preparar para esse momento tão especial, assim como incentivando o envolvimento do pai do bebê, através de muito conhecimento e troca de informações.
No parto, a doula auxiliará mulher a ficar confortável através de posições especiais, massagens, compressas, dentre outras técnicas.
E, finalmente, no pós parto ainda existe um acompanhamento dos primeiros dias com o bebê, esclarecendo dúvidas sobre os primeiros cuidados e, principalmente, garantindo que a mãe esteja emocionalmente bem nesse período tão desafiador.
O que é a doula faz e o que ela não faz
O trabalho da doula não deve ser confundido com a assistência de médicos, enfermeiras e parteiras. Enquanto os profissionais de saúde estarão garantindo a sua saúde e a do bebê, a doula estará lá para garantir o seu bem estar.
Ela não fará nenhum procedimento invasivo em você, como toques, avaliações ou medicamentos. Ela é o seu apoio moral, o suporte emocional, a mão amiga que você terá para apertar quando precisar.
A doula é a pessoa que estará lá para te encorajar e lembrar que você pode, mesmo quando você imaginar que não tem mais forças. A doula usará suas técnicas para aliviar as suas dores, quando elas atingirem o limite do suportável. Ela lhe lembrará de tomar água, comer algo, descansar nos intervalos entre as contrações, lhe deixando o mais confortável possível. Alguém que acompanha partos todos os dias lhe ajudará a não se desesperar com as dores, com os incômodos, com a demora, com a dilatação que não vem.
O que é que a doula faz também não substitui o papel do pai. Lembre-se que ele também estará nervoso e apreensivo nesse momento. E, a doula, com toda a sua experiência, funcionará como um suporte emocional para toda a família.
Como escolher uma doula
Agora que você já sabe o que é doula e como ela pode lhe apoiar antes, durante e depois do trabalho de parto, vamos ajudar a escolher a doula ideal para você.
Selecionamos alguns aspectos que você deve levar em consideração no momento de escolher uma doula:
- como é uma pessoa que estará com você em um momento de grande intimidade e significado, é importante que exista afinidade entre vocês duas. É recomendável, antes mesmo da contratação, marcar um encontro para que vocês conversem sobre temas aleatórios e se conheçam. Tem que existir “aquela química”, você precisa ficar à vontade na presença dela. Afinal, é alguém que poderá chegar na sua casa às 3h da manhã e lhe acompanhará até o banheiro.
- o seu acompanhante também deve participar dessa escolha. Ele e a doula formarão um time durante o trabalho de parto. E a melhor forma de fazer isso é quando existe uma identificação e confiança entre os participantes.
- verifique como é o acompanhamento que a doula faz. Vocês terão quantos encontros presenciais antes do parto? Há formação de grupos com outras grávidas? Ela envia materiais para ajudar você a se preparar para o parto? Quão disponível ela é? Ela apoia o pós parto? Todos esses fatores lhe ajudarão a entender a maneira como ela atua, uma vez que o trabalho da doula começa bem antes do parto.
- se tiver oportunidade de participar de uma roda de conversa, observe como é a relação da doula com outras famílias que ela atende e veja se você se identifica .
- e, finalmente, não escolha pelo preço. Considere o pacote de serviços que ela oferece e, principalmente, o vínculo entre vocês duas. Ele será fundamental.
O que é doula para a legislação brasileira
Atualmente toda mulher tem direito a apenas um acompanhante durante o parto. Caso ela deseje contar com mais de uma pessoa (o pai do bebê e a doula, por exemplo) vai precisar da autorização do hospital, que precisa permitir que a gestante seja acompanhada por duas pessoas.
Apesar de, no âmbito federal, ainda não termos uma legislação que assegure o direito da mulher ser assistida por uma doula durante o trabalho de parto, já tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para mudar isso. A intenção é definir formalmente o que é doula, o seu papel e tornar obrigatória a permissão da gestante ser acompanhada por uma, em qualquer hospital do Brasil. Além disso, vários estados brasileiros já editaram leis regulamentando a situação.
O próprio Ministério da Saúde destaca a participação da doula como “mais um instrumento humanizador, pois ela acolhe e acompanha as mulheres na hora do parto, dando apoio emocional e incentivo não só às gestantes, mas também a seus familiares”.
E você, foi ou vai ser acompanhada por uma doula? Comenta aqui embaixo a sua experiência.