Saber se grávidas podem comer sushi é uma dúvida muito mais comum do que se imagina. A maioria das mulheres que são apaixonadas pela gastronomia japonesa, já teve esta dúvida quando descobriu que estava grávida.
Isso acontece porque existe no imaginário das pessoas uma grande associação entre o consumo de sushi durante a gravidez e a existência de riscos que esse consumo pode acarretar para a saúde do bebê ainda no ventre.
Mas será que isso é verdade ou mito? Vamos esclarecer esse dilema.
Afinal, grávidas podem comer sushi?
Os peixes são uma excelente fonte alimentar. Além de possuírem pouca gordura, são uma ricos em proteínas e vitaminas, e apresentam especialmente altos índices de Ômega 3 e vitamina D. Ambos vitaminas fundamentais para o desenvolvimento do bebê
Isso significa que o peixe é um ótimo alimento para ser consumido tanto durante a gravidez, quando ao longo da vida.
A preocupação do consumo de sushi na gravidez ocorre porque os alimentos crus, como os peixes no sushi, correm o risco de estarem infectados com parasitas que podem causar infecções na mãe e comprometer o bebê.
O risco de um peixe cru causar uma infecção, segundo a obstetra Dra. Joanne Stone, médica americana especializada em Medicina Materno e Fetal, é de 1 a cada 2 milhões de pessoas.
Vale ressaltar que esta informação é independente de quem consumiu o peixe estar grávida ou não.
Para você ter uma ideia do que isso significa, a probabilidade de você contrair uma infecção comendo sushi é menor do que comendo frango.
Então, definitivamente, grávidas podem comer sushi. Pode comemorar!
Quais cuidados devo ter ao comer sushi na gravidez?
O que é preciso ter cuidado é com a procedência do sushi que você está comendo. É importante tentar se certificar que o peixe tenha sido armazenado e manuseado corretamente, de acordo com os padrões de segurança alimentar.
Mas, reforçamos que essa é uma preocupação que você deve ter com todos os alimentos que ingere, estando grávida ou não.
A mesma preocupação do sushi deve ser estendida a todo alimento consumido. A limpeza adequada das verduras, assim como o manuseio de carnes, frangos, são apenas alguns exemplos. E isso vale tanto para o consumo em casa, quanto fora dela.
Agora, se for comer fora de casa, é importante saber escolher o local onde você irá comer. Ou seja, procure selecionar restaurantes onde você possa se certificar a respeito da higiene do lugar.
Onde tenha informações sobre o correto cuidado com o preparo da comida, independente de qual seja o alimento consumido.
Outro ponto fundamental, quando falamos especificamente em sushi, é saber a procedência do peixe que é utilizado no restaurante escolhido. Isso é ainda mais importante se você mora em uma região longe da praia. Porque significa que o peixe terá viajado, às vezes longas distâncias, antes de chegar no seu prato.
Então, nesse caso, não tenha receio de perguntar para o sushiman qual é a origem do peixe.
Se ele estiver fazendo tudo corretamente, se sentirá orgulhoso em compartilhar com você a origem dos insumos que ele usa e o cuidado que ele tem para que você coma o melhor alimento possível.
Agora, se eles não puderem lhe dar essa informação, fique atenta.
E, como sempre alertamos, em caso de dúvidas durante a gravidez, consulte sempre o seu médico obstetra.