Desfralde: É tempo de crescer!

Seu bebê está crescendo? Chegou a hora do desfralde!
Chegou o momento do desfralde? Está achando que seu bebê está demorando a deixar as fraldas? Aqui, contamos tudo sobre o assunto! Confira!
Compartilhe

O desfralde é mais um dos desafios que fazem parte da evolução do bebê. No entanto, é bom saber que se trata de um processo longo e que cada criança tem seu ritmo. 

Se informar é o melhor jeito de começar. Por isso, temos algumas dicas que podem te dar uma força no momento do desfralde.

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone
Seu bebê está ficando grandinho? Está na hora do desfralde, mamãe!

Quando começa o desfralde?

O desfralde nem sempre tem uma idade exata para começar. Porém, a idade ideal para o desfralde seria aos 2 anos, ou seja, aos 24 meses. No entanto, este pode não ser o caso do seu bebê. Algumas crianças deixam as fraldas bem antes, enquanto outras demoram mais.

Saiba que não são poucos os bebês que usam o peniquinho ou vaso com redutor desde 1 ano e meio. Alguns iniciam o processo assim que começam a andar, pois as fraldas incomodam.

Sinais de que seu bebê está preparado para o desfralde:

Quando seu pequeno estiver pronto, ele demonstrará das seguintes formas:

  • Suas fraldas ficam secas por mais tempo;
  • Ele fica incomodado com a fralda molhada;
  • Tira a fralda sozinho;
  • Avisa que quer fazer xixi ou cocô;
  • Fica segurando as partes genitais como se quisesse segurar o xixi; 
  • Consegue ficar sentadinho por pelo menos 5 minutos;
  • Muitas vezes, passa a noite inteira sem fazer xixi.

São sinais que revelam seu desenvolvimento, que entende que as fezes e urina podem ser controladas, e que o vaso ou peniquinho é o lugar certo para descartá-las. 

Chegou a hora do desfralde: Seu bebê está crescendo e se tornando independente!

E você pode ajudá-lo neste processo…

  • Permita que ele fique por algum tempo sem as fraldas: Você pode começar deixando por um curto período, e depois ir aumentando o tempo. Porém, faça este experimento durante o dia. 
  • Apresente o banheiro: Deixe que ele entenda o porquê as pessoas adultas ou crianças maiores usam o banheiro, mostre-lhe para que serve o vaso sanitário, o papel higiênico, o chuveiro, etc. O processo pode ser iniciado oferecendo o peniquinho ou o vaso sanitário com redutor no assento. Caso prefira começar com o penico, use-o no banheiro, nunca em outros cômodos. A criança precisa entender que o banheiro é o local apropriado.
  • Parabenize cada vez que ele pedir para fazer xixi ou quando ele conseguir usar o peniquinho ou o vaso sanitário: São conquistas que devem ser valorizadas, pois, o estimulará a prosseguir.
  • Nunca grite, critique, envergonhe ou o intimide, quando acontecer os escapes: Nem mesmo se ele se recusar a usar o banheiro ou penico. Tenha paciência e carinho.
  • Não o obrigue a usar o vaso com assento redutor: Talvez ele prefira o penico. Por isso, deixe-o à vontade para decidir.
  • Não o deixe só: Quando ele for tentar fazer suas necessidades, faça companhia. No princípio ele precisará sentir-se amparado e seguro.
  • Não o deixe dormir sem fraldas no começo do desfralde: O processo noturno vem depois.

Quando você deve se preocupar com o desfralde?

O desfralde é o período em que a criança inicia o controle dos esfíncteres — a musculatura responsável por conter a urina e as fezes. Dominá-los, ou seja, tê-los sob controle, nem sempre é um processo rápido.

Sendo assim, a ansiedade e a pressão de familiares prejudicam o desenvolvimento. O que as mamães e papais devem saber é que a criança vai adquirindo o controle desta estrutura aos poucos, não há motivo para pressa.

Preocupe-se, por exemplo, se o pequeno chegar aos 6 anos, sem demonstrar que consegue controlar a diurese noturna, ou se não apresenta indícios de querer largar as fraldas. Mas, lembre-se que o escape acontece. Nestes casos, é válido buscar ajuda médica.

Leia mais conteúdos como este:

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.