Quer uma gravidez tranquila? Conheça 16 cuidados importantes!
A gestação é um período de dúvidas, medos, incertezas e também de muito amor, por isso, as futuras mamães estão sempre atentas aos cuidados neste período.
Nosso intuito aqui é trazer informações para te acalmar, através de dicas de cuidados necessários para que sua gestação seja um momento tranquilo para você, para o bebê e para sua família.
Os 9 meses de gravidez, nos quais uma nova vida é gerada dentro de você, são acompanhados de muita expectativa e mudanças físicas, principalmente hormonais e psicológicas.
O acompanhamento médico pré-natal vai te ajudar a ter os cuidados na gravidez para garantir proteção para ambos. Continue a leitura e veja como a gente também pode te ajudar com isso!
Cuidados na gravidez: quais são os mais importantes?
Os cuidados na gravidez vão proporcionar uma gestação saudável para a mamãe e para o bebê. Gestações sem cuidados adequados podem começar tranquilas e se tornarem de alto risco com o passar dos dias.
E tudo que queremos é que este período seja marcado de boas recordações e de momentos cheios de felicidade e alegria com a chegada deste novo membro na família!
Siga estes cuidados para passar por este período de forma saudável e tranquila:
1. Procure um profissional especializado em obstetrícia
Busque indicações de médicos(as) obstetras com amigos e familiares, e se puder, pesquise sobre o(a) profissional. O importante é que a mãe do bebê se sinta confiante, em paz, acolhida pelo(a) profissional.
2. Faça o acompanhamento pré-natal regularmente
Não pule consultas e leve anotado todas as dúvidas que surgir entre uma e outra. Várias situações podem requerer cuidados especiais de uma hora para outra.
Saiba mais sobre o pré-natal aqui: Qual é a importância do pré-natal para a futura mamãe?
3. Se informe sobre os tipos de parto
Não tenha pressa de decidir com o seu médico qual tipo de parto será o melhor para você. Se informe, tire todas suas dúvidas com o profissional especializado, e dê preferência ao tipo que trará mais segurança para você.
Quer conhecer os diferentes tipos de parto? Temos um conteúdo sobre este assunto que vai te ajudar: Tipos de Parto: Qual devo escolher?
4. Você é uma pessoa adepta a atividade física?
É importante que você não mude o seu estilo de vida, mas esteja sempre acompanhada por um profissional especializado lhe supervisionando.
E mesmo que você não seja ativa, saia do sedentarismo e faça atividades leves, como hidroginástica, ioga e caminhada — mas com autorização médica, claro!
5. Mantenha o peso sob controle
A obesidade é uma condição que pode colocar a gravidez em risco diante de diversas complicações. Por isso, busque um profissional para te ajudar a acompanhar o peso corporal e todos os cuidados necessários.
6. Busque ter uma alimentação o mais saudável possível
Além de nutrir o seu corpo, você também estará nutrindo o feto através do cordão umbilical. Evite comidas gordurosas e açucaradas, refrigerantes e bebidas alcoólicas etc.
Dê preferência ao consumo de frutas, verduras, legumes, grãos, cereais, carnes magras, leites e derivados. Tente também manter este hábito mesmo após o parto, pois seu bebê estará amamentando e sua alimentação afeta a nutrição do pequeno.
Dúvidas sobre o que você pode ou não comer durante a gravidez? Saiba tudo sobre o assunto aqui: Grávida pode ou não pode comer: 10 alimentos para tirar suas dúvidas.
7. Busque orientações de profissionais que podem lhe ajudar a cuidar da pele
Com hidratação e proteção adequada da pele, você vai evitar manchas que podem aparecer devido à liberação de alguns hormônios na gravidez.
8. Procure um dentista
Na gestação as mulheres estão mais propensas a desenvolver gengivite e cáries devido a alterações hormonais características deste período.
9. Pode ser que você tenha necessidade de suplementar algumas vitaminas
Usar vitamina B12 e vitamina D, por exemplo, é super comum na gestação. Mas certifique-se de suplementar apenas com indicação médica.
Conheça todas as vitaminas que você precisará durante a gravidez, mamãe: Grávida pode? Saiba quais vitaminas consumir nessa fase.
10. Evite lugares e momentos de estresse
Não estamos falando para você se colocar numa “bolha”. Lembre-se que a gravidez não é uma doença, mas é um momento delicado e precisa ser protegido. Por isso, evite situações que possam ser estressantes. Guarde suas energias para os momentos bons!
Leia também: Meditação na gravidez: por que e como meditar durante a gestação?
11. Tenha cuidado com produtos químicos
Mulheres que costumam fazer procedimentos como progressiva e descoloração no cabelo, por exemplo, devem ter autorização do seu obstetra antes de se submeter a tais procedimentos na gravidez.
12. Use medicamentos apenas com indicação médica
Muitos remédios podem fazer muito mal ao feto, podendo acarretar aborto ou má formação. Por este motivo, não faça automedicação, mamãe. Só tome medicamentos recomendados pelo(a) seu médico(a).
13. Atenção aos antidepressivos
Eles podem trazer sérios danos ao bebê e à mãe durante a gravidez, porém, sabemos que a depressão e ansiedade são muito graves.
Por isso, indicamos que converse com seu obstetra e seu psiquiatra para encontrar uma opção que não traga problemas para o bebê e a mamãe.
14. Fique atenta ao seu cartão de vacina
Essa é uma dica para vida toda, não é mesmo? Mas é importante ressaltar que as vacinas indicadas pelo obstetra durante a gestação também vão proteger seu bebê de doenças infectocontagiosas.
Trouxemos uma lista com as vacinas indicadas na gravidez e das contraindicadas. Veja abaixo:
- dTpa – Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche);
- dT – Dupla adulto (difteria e tétano) – (para as gestantes que nunca tomaram o esquema vacinal de tétano e difteria);
- Influenza (gripe);
- Hepatite B (apenas para gestantes que não fizeram esquema vacinal para hepatite B ou que não responderam com anticorpos).
Em casos mais especiais, também são indicadas:
- Hepatite A;
- Hepatite A e B;
- Pneumocócicas;
- Meningocócicas conjugadas ACWY/C;
- Meningocócica B;
- Febre amarela.
Já estas são as vacinas totalmente contraindicadas na gestação:
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- HPV;
- Varicela (catapora);
- Dengue.
15. Massagens corporais. Fazer ou não fazer?
Algumas modalidades de massagem são permitidas pelos médicos(as), como as massagens relaxantes que ajudam a liberar o estresse e as que drenam líquido e ajudam no inchaço do corpo.
Veja a lista de massagens indicadas para os cuidados na gravidez:
- Drenagem linfática;
- Massagem clássica;
- Reflexologia;
- Perineal;
- Shiatsu.
16. Não faça uso de bebida alcoólica e drogas
O uso de bebidas alcoólicas e drogas são totalmente prejudiciais à saúde do bebê, podendo trazer complicações no parto, deficiências na criança e um parto prematuro.
Crianças que nascem de mulheres que utilizam bebidas alcoólicas e drogas durante a gestação, podem ter condições como hiperatividade, crescimento atrofiado, deformidade congênita e dificuldade de aprendizagem.
A gestação é um período de mudanças na vida das mães, um momento especial que deve ser tratado com muito cuidado e carinho.
Por isso, as informações de qualidade e apoio emocional são cada vez mais importantes para passar pela rotina que vivemos.
Os hábitos de vida saudáveis devem ser adotados como cuidados na gravidez para que tudo ocorra bem com a mamãe e com o bebê!