Cuidados com o bebê no inverno

Bebê com várias blusas e texto cuidados com o bebê no inverno.
Quer saber sobre os cuidados com o bebê no inverno? Confira aqui todos os cuidados necessários e passe a estação fria sem preocupações.
Compartilhe

Quer saber quais são os cuidados com o bebê no inverno? Quando os primeiros ventos frios batem à porta, a primeira coisa a se pensar é com a saúde e o bem-estar dos pequenos. Pois o tempo frio pode trazer vários danos à saúde, e o melhor a se fazer é proteger e evitar agravantes. 

Sabendo o quanto as mamães precisam de ajuda nesta estação, preparamos algumas dicas de cuidados com o bebê no inverno. Fique por dentro!

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone
Cuidados com o bebê no inverno: Quer saber como cuidar do bebê no inverno? Temos algumas dicas neste post.

Por que os cuidados com o bebê no inverno são importantes?

Quando o tempo começa a esfriar e o ventinho gélido incomoda, a preocupação inicial é em agasalhar o bebê, principalmente os recém-nascidos, que precisam de uma proteção especial e muito cuidadosa quando o inverno dá as caras. 

A estação fria é para os bebês uma espécie de desafio. Eles estão começando a vida, e muitos não tiveram contato com o frio. E nós, mamães, também não sabemos como vão reagir. Não são poucos os bebês que manifestam reações alérgicas ao clima, sabia? Todo zelo é importante.

Na verdade, os pequeninos sofrem bastante com a baixa temperatura. Apesar de vivermos em um país tropical, há regiões onde os termômetros despencam e o tempo gela. 

Com isso, surgem as gripes e os resfriados. Sem falar nos probleminhas de pele que podem aparecer devido ao excesso de agasalho. Tem bebês que parecem um verdadeiro enroladinho de pano nesta época. Apesar da fofura, nem sempre isso é bom. E você, como mãe cuidadosa e precavida, vai tomar muito cuidado, não é?

Doenças comuns no inverno

Algumas doenças se manifestam muito mais no inverno. Principalmente nos bebês e nas crianças, que costumam manifestar problemas como gripes e resfriados, e podem evoluir para sinusites, faringite, entre outras. Também podemos notar que surgem mais problemas respiratórios, ocasionados pela temperatura baixa, ar muito seco e permanência em ambientes fechados. 

É muito comum fechar todas as janelas e portas para evitar a entrada do frio, mas, saiba que permanecer com bebês em locais pouco arejados é um risco, pois os vírus se acumulam no ambiente. Sendo assim, há maior chance de contagiar os pequenos. 

Ao nascerem, os bebês ainda não possuem um sistema imunológico amadurecido. A defesa do organismo vai sendo desenvolvida aos poucos, à medida que vão entrando em contato com os ambientes e corpos estranhos. Por isso, a vacinação é tão importante

Neste período de frio, alguns pequenos também manifestam doenças desencadeadas por reações alérgicas, como bronquiolites, asma, rinite alérgica, etc. Há ainda os que ficam cobertos de brotoejas, causadas pelo excesso de agasalho. Aliás, algumas doenças de pele são comuns no inverno. 

Quando a temperatura desce, o ar fica mais seco por prevalecer a baixa umidade. Esta condição climática causa maior ressecamento na pele. A baixa hidratação cutânea pode trazer, por exemplo, a dermatite atópica, que causa coceiras e lesões.

vacinacao cuidados com o bebe no inverno blog ifraldas

Cuidados com o bebê no inverno

Você já entendeu que os recém-nascidos estão com sua imunidade em formação, não é? Portanto, eles precisam ser tratados com muita atenção e amor. Algumas mamães de primeira viagem desconhecem os riscos da estação fria, enquanto outras, ainda não descobriram como agir neste período. 

Por isso, trazemos aqui os cuidados com os bebê no inverno. Anota aí, mamãe!

1 - Cuidados com o banho no inverno

Na hora do banho do bebê alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo:

  • Nunca dê banhos demorados. O bebê fica muito exposto no momento do banho por estar sem roupinhas e com o corpinho molhado. Portanto, os banhos precisam ser rápidos;
  • Cuide para que a temperatura da água esteja adequada. Ou seja, banhos muito quentes ou muito frios não são ideais e podem causar choque térmico quando a pele do bebê entra em contato com a água. A temperatura adequada não deve exceder 37° graus;
  • O horário também importa: dê banho no bebê na hora mais quentinha do dia. Por exemplo, quando o sol estiver ainda no céu e o ambiente não estiver gélido;
  • Não use a bucha para esfregar a pele. As buchas retiram a oleosidade natural da pele. Desse modo, esta camada protetora fica desidratada e prevalece o risco de infecções e doenças cutâneas;
  • Um cuidado que se deve ter é com a cabecinha: deixe para lavar os cabelos por último e seque bem. A cabeça do bebê é muito vascularizada. Sendo assim, fica muito sensível à friagem, ou seja, sente bastante as variações de temperatura. Com a cabecinha úmida e mais fria, o corpo do bebê também resfria. Isso interfere na defesa do organismo, e as mucosas respiratórias ficam mais suscetíveis a agentes agressores;
  • Enrole seu bebê após o banho, deixe-o quentinho!
Como cuidar do bebê no inverno: Enrole seu bebê após o banho, deixe-o quentinho!

2 - Escolha a roupa adequada com atenção

As roupinhas precisam ser bem escolhidas. As melhores opções são os tecidos de algodão. Alguns tipos de tecido podem trazer dificuldades. Por exemplo, não abuse das roupas de lã. Elas costumam ressecar a pele e podem provocar alergias. O náilon também não é recomendado, pois não é um tecido apropriado para a estação fria.

Deixe seu bebê protegido com meias, luvas e gorros. Isso vai protegê-los da friagem, pois os pequenos costumam perder calor pelas extremidades. Pés, mãos e cabeça devem ficar protegidos. 

Outra atenção é em relação à temperatura corporal. Fique atenta: se notar que o bebê está transpirando demais, pode ser excesso de agasalho. Alguns bebês, mesmo os recém-nascidos, sentem muito calor, e se mostram irritados com roupas muito quentes. 

3 - Mantenha o bebê hidratado

Mesmo que não esteja fazendo calor, o bebê precisa de água. Mas, atenção: bebês de até 6 meses não devem ingerir água ou suco — esta é uma advertência da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dessa forma, a exceção é para os recém-nascidos, até 6 meses, que estão amamentando ou os que se alimentam de fórmulas infantis. Já os demais têm necessidade de serem hidratados com água.

Uma boa dica, nesse sentido, é buscar aconselhamento médico. O pediatra te dirá direitinho quando e como hidratar.

4 - Cuidados para sair com o bebê

Ter que encarar uma temperatura baixa ao sair de casa é um fato que pode acontecer. Então, o que fazer quando precisa sair no inverno com o bebê? Dê preferência a horários entre 10h e 17h. Muito cedo ou à tardinha o tempo esfria e o ventinho chega.

Outra coisa importante é evitar locais fechados no frio. Espaços pouco arejados e com muita gente não são os melhores locais para permanecer com os bebês. São onde os vírus e bactérias têm mais chances de contagiar, pois se acumulam no ar que não é renovado.

5 - Posso sair de casa com recém-nascido no inverno?

Uma dúvida muito frequente é quanto à idade certa para sair com o bebê. Tanto no inverno, quanto em qualquer outra estação, o melhor é usar o bom senso. A ciência pediátrica não estabelece uma idade específica. Porém, é preciso cuidar desse aspecto. 

Sendo assim, o melhor é sair com o bebê somente depois que ele já tiver recebido aleitamento materno por um bom tempo. Ou então quando já tomou as primeiras vacinas.

Tanto o aleitamento quanto a vacinação constituem proteção contra fatores externos maléficos. Nos dois fatores são fornecidos anticorpos que defendem doenças contagiosas. 

De qualquer forma, é preciso refletir mais sobre o local do que sobre a faixa etária. O que importa mesmo é o contato que o bebê pode ter com agentes infecciosos como vírus, fungos e bactérias antes que seu sistema imunológico esteja preparado. Quando nascem, eles têm imunidade fragilizada. Mas, acima de tudo, se puder evitar sair de casa nos dias muito frios, será o ideal para seu pequeno.

6 - Cuidados com a hora do soninho

Quando o bebê dormir, evite cobri-lo, com cobertores e mantas, até o peito ou até perto do rosto. Prefira os sacos de dormir, ou os pijamas bem quentinhos. Peças soltas podem causar asfixia, principalmente em recém-nascidos que ainda não contam com autonomia de movimentos.

Como cuidar do bebê no inverno? Deixe seu bebê quentinho para a hora de dormir!

7 - A temperatura ideal do quarto

Quem vive em regiões muito frias costuma ter aquecedor em casa. Mas, o uso deste aparelho requer cuidado por ressecar o ar. Desse modo, use para aquecer o ambiente, antes de dormir e desligue quando a temperatura estiver agradável. 

Outra dica: ponha uma bacia com água ou toalha molhada no quarto para equilibrar a umidade do ar.

8 - Mantenha a casa limpa

A higiene é primordial em qualquer estação. Porém, nos dias frios se faz mais necessária ainda. Portanto, apesar de estar no inverno, é preciso tomar atitudes de higiene como: 

  • Arejar os ambientes: abra as janelas, deixe entrar oxigênio e luz;
  • Mantenha os cantinhos, chão, janelas e armários livres de poeira;
  • Cuide de sacudir os lençóis, fronhas e cortinas do berço, todos os dias. Troque-os ou lave-os com frequência. 
  • Ah, mas não se esqueça de tirar o bebê do quarto para proceder à limpeza, né? Desse modo, seu bebê poderá estar sempre em um espaço limpinho, onde prevalecerá apenas aquele cheirinho suave e gostoso de bebê. 

Como você pode notar, os cuidados com o bebê no inverno não são procedimentos complexos — a maioria depende de atenção e carinho. Claro que você, como mãe cuidadosa, não vai deixar de manter seu pequeno protegido no tempo frio, não é?

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas você tem autonomia e liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!

Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Mockup de Tema Fadas do iFraldas.

Esquentou o coração? Leia mais sobre maternidade

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.