Com a chegada das estações mais quentes do ano, começam as dúvidas sobre os cuidados com o bebê no calor. Nas épocas com altas temperaturas e tempo seco, muitas mamães se perguntam sobre a hidratação, sobre o uso de protetores solares e repelentes, quais as roupas ideais e como refrescar o pequeno com segurança.
Neste post, listamos os cuidados que a mamãe e o papai devem ter com bebê nos dias de calor. Fique de olho!
7 cuidados importantes com o bebê no calor
Os cuidados com o bebê no calor são importantes para garantir não só o seu bem-estar, como também a sua saúde, evitando desidratação, insolação, choques térmicos e queimaduras solares.
Mas como identificar se o bebê está com calor? Fique atenta: se o bebê está suando muito, com as dobrinhas mais úmidas, com a pele avermelhada, principalmente na região do rostinho, parecendo irritado, pode ser um sinal de que seu pequeno está sentindo calor.
A hidratação do bebê
Se você tem um bebê de até 6 meses, já deve saber que nesta fase não é recomendando dar água ao pequeno, pois o próprio leite materno o hidrata. Porém, nos dias mais quentes, é importante fazer com que o seu bebê mame mais vezes.
Para os bebês que já desmamaram, ofereça mais água para que ele se mantenha hidratado. Para estes, você também pode oferecer frutas e sucos refrescantes.
Proteja o bebê do sol
Quando for dar um passeio ou tomar sol com o bebê, proteja a pele do pequeno. Para isso, evite que ele tome sol diretamente em horário mais quentes, entre às 10h e 17h.
Para um passeio, também pode-se usar os carrinhos de bebê com a capota estendida ou retrátil. Também é recomendando vestir o seu bebê com chapéus ou bonés, ou ainda a utilização de sombrinhas e cueiros para protegê-lo.
Passe protetor solar no bebê
O uso de protetor solar na pele do bebê só é recomendando a partir dos 6 meses. Mas, se o seu pequeno já passou dessa faixa etária, use produtos especiais para a pele do bebê.
Passe repelente no bebê
Assim como os protetores solares não são indicados para bebês de até 6 meses (por recomendações da ANVISA), os repelentes também não. A partir desta faixa etária, você deve usar repelentes infantis, e optar por produtos que contenham o IR3535 em concentrações de até 20%.
Para afastar os mosquitos e insetos, você pode usar o óleo de citronela para aromatizar o ambiente, colocar telas especiais nas janelas e portas da casa e mosquiteiros em volta do berço.
Troque mais vezes as fraldas do bebê
Para evitar assaduras, alergias e brotoejas, mantenha o bebê limpinho e troque as suas fraldas mais vezes. Use também pomadas que previnem estes problemas.
Caso seu bebê já esteja com alguma destas irritações na pele, use pomadas especiais que tratam cada problema específico.
Coloque roupas mais leves no bebê
Durante um dia de clima mais quente, dê preferência às roupas mais fresquinhas, com tecidos leves e mais largas, como bodys, camisetinhas, macacões, vestidos, e shortinhos. Evite os tecidos sintéticos e os que esquentam muito.
Mantenha o ambiente e o seu bebê bem fresquinhos
Quando estiver com o seu bebê, prefira ambientes arejados e com boa ventilação. Caso seja necessário o uso de ar condicionado, evite as temperaturas muito baixas e mantenha o ambiente úmido, com o uso de um umidificador ou com uma bacia de água.
Outra maneira de refrescar o seu bebe com calor, é dando mais banhos com água fresca. Você também pode deixá-lo curtindo uma piscininha ou fazer aulas de natação especiais para bebês.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!