Os cuidados com a saúde bucal na gestação, apesar de serem muito importantes, muitas vezes são esquecidos ou têm a sua necessidade minimizada e desconsiderada.
Quando o assunto é a saúde da mamãe e do bebê, frequentemente o foco está na lista de exames necessários, como a ultrassonografia, os hemogramas e os exames de glicemia e urina ou na atenção à alimentação saudável e sem excessos.
No entanto, os cuidados para a saúde bucal na gestação devem ser tratados como fundamentais, uma vez que problemas nesta região podem prejudicar a gravidez.
Entenda a importância dos cuidados com a saúde bucal na gestação e saiba como cuidar e evitar as doenças da região da boca neste período.
Por que os cuidados com a saúde bucal na gestação são importantes?
Assim como as demais partes do nosso corpo, a boca também é uma área onde se pode desenvolver infecções. Sem os cuidados corretos, pode-se desenvolver doenças na gengiva e cáries nesta região. Como consequência, estes problemas, se não forem tratados de forma adequada, podem afetar a saúde da mãe e do bebê.
Com os cuidados corretos, a mamãe pode evitar:
- Placa bacteriana: se forma na superfície dos dentes, como uma película composta por restos de alimentos e saliva, deixando-os amarelados, aumentando a possibilidade de aparecimento de cáries e o desgaste do esmalte.
- Gengivite: é uma inflamação na gengiva causada pelo avanço da placa bacteriana.
- Periodontite: é um problema mais grave, causado pelo avanço da placa bacteriana e da gengivite. Neste estágio, a doença pode provocar a reabsorção óssea, a retração da gengiva, o amolecimento e perda dos dentes.
- Cálculo dentário (Tártaro): também é uma doença provocada pelo avanço da placa bacteriana. Neste caso, a camada fica mais espessa e dura, mais amarelada ou amarronzada, e sua remoção é mais difícil.
- Erosão ácida: causada pela ingestão de alimentos ácidos, como refrigerantes e frutas cítricas, refluxos e pouca escovação, este problema provoca a perda do esmalte do dente.
- Cáries: ocorre pelo avanço da placa bacteriana, consumo de carboidratos e açúcares em excesso e a falta de escovação. As cáries destroem as estruturas do dente, como o esmalte e a dentina, e se não forem tratadas, podem infeccionar.
Muitas pessoas supõem que as gestantes ficam com os dentes mais fracos durante a gravidez, mas esta é uma suspeita falsa, um mito.
O Pré-Natal Odontológico é um cuidado importante para as gestantes e deve ser incluso aos demais exames de pré-natal. Assim que descobrir a gravidez, procure um dentista para te orientar com os cuidados deste período.
Cuidados com a saúde bucal na gestação
Para manter a saúde bucal em dia, é importante dedicar-se à higiene da boca. Além de escovar os dentes corretamente e usar o fio ou fita dental após cada refeição e consumo de bebidas escuras, a gestante deve também priorizar a alimentação saudável.
Para isso, o consumo de açúcares, café, refrigerantes, frutas ácidas e alimentos em conserva deve ser evitado. Estes alimentos citados podem facilitar a proliferação de bactérias e cáries ou mesmo corroer o esmalte dos dentes.
Dentre os alimentos que ajudam a saúde bucal, estão:
- Água
- Leites e derivados
- Peixes
- Castanha-do-pará
- Passas
- Pepino
Como vimos, durante a gestação, a futura mamãe tem uma lista de tarefas para dar conta, como o pré-natal, o cuidado com a alimentação, a preparação do enxoval do bebê, a composição da reserva de fraldas, e muito mais. Dentre estas tarefas, os cuidados com a saúde bucal devem ganhar atenção adequada.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!