A iFraldas sabe bem a importância desse evento para você e sua família, por isso, criamos este conteúdo para escolher as melhores opções de comidas para chá de bebê.
Escolher bem o cardápio fará muita diferença, pois é por meio desse momento de confraternização com comidas gostosas que as pessoas criam vínculos, se sentem mais à vontade e felizes. Assim, por mais que a decoração do seu chá de bebê esteja perfeita, todos os fatores contribuem, e escolher os que as pessoas vão comer é um dos pontos mais importantes.
Por isso, selecionamos abaixo uma lista de opções de cardápio para chá de bebê e boas ideias de comidas que você pode servir. Buscamos alternativas que, além de serem saborosas, casam bem com esse momento. Acompanhe!
Quais são as melhores comidas para chá de bebê?
A iFraldas listou abaixo algumas ótimas sugestões de comidas para servir no seu chá de bebê a depender do horário e também da época do ano. Confira.
Para o chá de bebê comemorado de manhã
De manhã, normalmente, pensamos logo em um bom café da manhã, bem farto, com doces, salgados, bolos e algumas opções de bebidas típicas desse horário do dia. Veja algumas ideias para colocar no cardápio:
- tapioca recheada, podendo ser doce ou salgada;
- sanduíches com queijo, presunto ou peito de peru;
- torradas com patês variados ou ainda opções doces como doce de leite;
- omeletes;
- queijos cortados em cubinhos;
- pão de queijo;
- pão francês;
- salgadinhos de forno como empadas, croissant e outros;
- salada de frutas;
- cupcakes;
- vários tipos de bolo;
- chocolate quente;
- café;
- chá;
- suco de frutas;
- água.
No caso de tapiocas, omeletes e sanduíches, são delícias para se preparar na hora, com diferentes opções de recheios.
Chá de bebê no almoço
O horário do almoço pode ser um bom momento para fazer o chá de bebê. Tente fazer o almoço em um lugar aberto, com bastante espaço e se for coberto, como um quiosque, melhor ainda. Você também pode alugar toldos para cobrir as mesas. Em um lugar aberto, isso é muito válido, pois, na data marcada, pode ser que chova ou fique muito quente.
A depender do horário marcado para começar, o ideal é servir o aperitivo, uma entrada para que as pessoas não fiquem esperando muito até o momento da refeição em si. Nesse caso, você pode servir:
- amendoim;
- azeitonas;
- salames;
- queijos em cubos;
- canapés;
- torradas com patês.
Depois, vem o prato principal! E é nessa escolha que você precisa se concentrar mais, principalmente se a ideia for começar a comilança indo direto para a refeição. Aqui, você tem várias opções:
- feijoada;
- churrasco;
- caruru e vatapá com arroz, salada, frango cozido ou peixe;
- estrogonofe de frango ou de carne;
- frutos-do-mar (bobó de camarão, moqueca de peixe com pirão e outros);
- comida japonesa ou chinesa;
- saladas diversas com peixe e frango.
E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar a sobremesa, afinal de contas, o pós-almoço precisa contar com um docinho — algo que todos desejam! Veja algumas opções:
- tortas diversas;
- docinhos clássicos como brigadeiros e beijinhos;
- doces caseiros como cocadas e ambrosia;
- chocolates e balas personalizadas.
O ideal é que a sobremesa possa ser servida individualmente, em copinhos com uma colher para acompanhar.
Café da tarde
O café da tarde é algo simples, porém elegante e que, normalmente, não precisa de um grande investimento. Você pode fazer algo apenas para as amigas e decorar o ambiente de forma mais romântica e singela.
Entre as opções de comidas para chá de bebê para essa hora do dia, temos:
- tortas e bolos de diversos sabores;
- chás, os mais variados tipos possíveis;
- torradas e bolachinhas;
- pastas diversas, doces e salgadas;
- café (e quanto mais variado, melhor!);
- chocolate quente;
- sucos;
- cupcake;
- croissant.
Tem também o Chá da Tarde, mas colocar o nome do evento de Café da Tarde soa muito mais a cara do brasileiro e um cafezinho é sempre bem-vindo!
Jantar para chá de bebê
Outra ótima opção é fazer o chá de bebê na hora do jantar. Isso costuma ser melhor para os convidados e também para quem prepara o evento, pois a maioria fica livre nesse horário.
Porém, é mais interessante fazer numa sexta ou num sábado, pois esses tipos de eventos podem acabar mais tarde e ninguém precisará se preocupar em acordar cedo no dia seguinte.
Para um cardápio de chá de bebê para o jantar, algumas opções são:
- massas como macarronada e lasanha;
- estrogonofe de carne ou frango;
- comida japonesa ou chinesa;
- escondidinho com recheios variados;
- fricassê de frango;
- saladas, peixes e frutos-do-mar;
- vinhos;
- frisante;
- drinks com e sem álcool;
- sucos, refrigerante e água.
Você também pode investir numa noite de queijos e vinhos, com fondue e tudo mais, especialmente se está na época do inverno ou se na região faz aquele friozinho gostoso à noite.
Como escolher o cardápio para chá de bebê?
Considere o horário do evento
Digamos que o tema seja, por exemplo, um chá da tarde. Fazê-lo à noite pode não ser de bom-tom ou mesmo sem lógica, portanto, o horário do evento precisa ser considerado.
Quer outro exemplo? Digamos que o chá seja ao meio-dia de um domingo. O que combina mais? Um churrasco ou massas e vinho? Viu, só? Esse é um detalhe que você precisa ter atenção ao escolher o horário da comemoração.
Escolha se haverá ou não bebidas alcoólicas
Muitas pessoas acreditam que, por ser um chá de bebê, não se deve oferecer bebidas alcoólicas aos convidados, porém, sabemos que a presença maior será de adultos, portanto, é preciso pensar nesse fator.
A depender do estilo da festa e do horário, você pode servir bebidas quentes como conhaque ou uma cerveja bem geladinha. A opção de servir drinks de frutas é outra boa opção, o que também ajuda na versatilidade, já que os drinks podem ser preparados com ou sem álcool.
Lembrando que a escolha final sempre é de quem prepara a festa. Bebidas alcoólicas costumam ser um custo elevado no orçamento, portanto, pense com cuidado.
A temática da festa deve ser considerada
Muitas pessoas preferem fazer um chá de bebê temático. Quem vai comemorar na época do São João, especialmente se mora em um local onde as festas juninas são tradições, como no Nordeste, usam esse tema para o chá.
Se esta for a sua escolha, você pode servir comidas típicas como paçocas, milho e amendoim cozido, canjica, bolo de milho, quentão, licores dos mais diversos, entre outros. É uma opção bem versátil e que agrada a todos.
Como organizar o chá de bebê?
Essa pode não ser uma das tarefas mais fáceis, especialmente quando se precisa organizar outras coisas como o quarto do bebê, cuidar da própria alimentação, fazer reformas na casa e por aí vai.
A melhor forma de fazer isso é com planejamento e usando estratégias e recursos que vão te ajudar a deixar tudo mais fácil não só para você, como também para os seus convidados.
A iFraldas tem uma plataforma completa para você criar o seu chá de uma forma muito intuitiva. Você pode criar um site exclusivo para esse momento, escolher os mais diversos temas e personalizar com:
- texto de boas-vindas;
- fotos;
- uma lista com os presentes;
- adicionar todos os dados do evento como local, horário, temática e assim por diante.
Uma coisa bem legal da iFraldas é que o valor recebido pode ser convertido em dinheiro na sua conta. Assim, você fica livre para usá-lo à medida que precisar e com o que achar melhor.
Agora que você já sabe o que servir de comidas para chá de bebê, que tal fazer o seu cadastro na iFraldas e organizar tudo? Confira alguns exemplos reais de papais e mamães que ficaram muito satisfeitos!
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!