Com 17 semanas de gravidez você está, praticamente, na metade da sua jornada e isso é um ótimo motivo para comemorar. Além disso, muitas mudanças estão acontecendo no seu corpo, física e emocionalmente, e também com o desenvolvimento do seu bebê.
Esta é uma fase da gestação que costuma trazer muitas perguntas para as mamães e os papais, que esperam ansiosamente pela chegada do mais novo membro da família.
Para esclarecer essas dúvidas, criamos um guia completo sobre o que acontece com o seu corpo e o do bebê nas 17 semanas de gravidez: os principais sintomas, a alimentação mais indicada e os cuidados necessários. Vem com a gente!
17 semanas de gravidez: Como está o bebê nessa fase?
Há diversas mudanças que acontecem nesse período. O corpinho do pequeno continua crescendo e ele pode pesar entre 140 a 200 gramas, alcançando de 13 a 19 cm de altura. Já é bastante coisa, hein?
Além dessa, temos outras mudanças como:
Gordura
O bebê já começa a formar o próprio tecido adiposo, ou seja, a camada de gordura que vai protegê-lo do frio quando nascer. Além disso, esse tecido também tem o papel de fornecer energia.
Movimentos
O bebê já consegue sugar, movimento muito importante para amamentação, engolir, piscar e, o mais importante, ele começa a se mexer!
Ainda não dá para perceber, de fato, pois, ele ainda é pequeno. Mas, para algumas mamães, a sensação é parecida com pequenas bolhinhas estourando na barriga.
Esses movimentos, que são pequenos chutes, são chamados de quickening. Você só vai começar a senti-los, provavelmente, entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez.
Órgãos do sentido
As pálpebras do bebê ainda ficam fechadas, porém, ele já consegue notar as mudanças de luminosidade ambiente, ou seja, ele consegue perceber quando está num ambiente claro e num escuro.
As orelhas ficam maiores e ele ouve com mais nitidez os sons que acontecem fora do corpo da mamãe. Porém, sua audição ainda não está completamente desenvolvida.
Sistema respiratório e cardíaco
O sistema respiratório já está formado, porém, ainda não está totalmente desenvolvido. Por exemplo, os alvéolos — parte do pulmão na qual ocorrem, de fato, as trocas gasosas, levando oxigênio para o corpo e retirando gás carbônico — ainda não estão prontos para funcionar da melhor forma possível.
Já o coração está a mil por hora, batendo duas vezes mais rápido que o coração da mãe, ou seja, entre 140 a 150 vezes por minuto! E agora dá para ouvi-lo de forma muito mais clara por meio dos exames. É incrível!
17 semanas de gravidez: Como está a mamãe nessa fase?
Agora que já falamos sobre as mudanças que acontecem no corpo do bebê, vamos falar sobre o que acontece com a mamãe nesse período.
Barriguinha aparecendo
Muitas mulheres ficam doidas para chegar nesse momento em que a barriga da gestação começa aparecer. Se você faz parte desse grupo, deve estar muito feliz. O bebê, que antes era só uma “ideia”, já aparece fisicamente, e essa “ideia” torna-se muito mais palpável do tipo “olha, ele está aí”!
O que nos lembra algo muito importante: as temidas estrias. Está na hora de começar a passar óleo de amêndoas ou outro recomendado pelo seu médico. O ideal é que se faça a prevenção, pois, uma vez que elas aparecem, não somem mais.
O que pode ser feito é um tratamento estético para reduzir a aparência, deixando-a com o aspecto mais próximo possível do tom da sua pele.
Seios
Os seios ficam maiores, mais sensíveis e as aréolas ficam mais escuras. Pode ser um bom momento para começar a troca de sutiã e para usar roupas mais confortáveis na parte do busto.
Energia lá em cima
Neste momento, a mamãe vai se sentir com mais energia e terá mais ânimo para fazer várias coisas, inclusive, atividade física.
É claro que isso pode não acontecer com todas as gestantes, por depender do ritmo de vida de cada uma.
Ganho de peso
A mamãe pode ganhar peso durante a gestação e as roupas podem ficar mais apertadas. Provavelmente, com 17 semanas de gravidez, o ganho de peso será entre 4,5 a 7 kg.
Portanto, nada de ficar triste ou chateada porque as roupas não cabem como antes. Lembre-se, você está gerando uma nova vida e o seu corpo não se comporta mais do mesmo jeito.
É importante ter acompanhamento de um nutricionista durante a gestação. Isso ajuda no controle de peso, na alimentação mais saudável e a ter uma gestação mais tranquila.
Cabelos mais bonitos e menos enjoo
Os cabelos da mamãe já não caem tanto e estão mais grossos, bonitos e brilhosos. Os enjoos já não fazem mais parte da rotina, nem as idas frequentes ao banheiro para fazer xixi. Bom, né?
17 semanas de gravidez: Cuidados e bem-estar
Durantes as 17 semanas de gravidez, a mamãe deve evitar frituras e comidas gordurosas por conta da azia. Não deve se esquecer de beber bastante água e comer fibra devido à prisão de ventre. Precisa também cuidar das dores de cabeça com o uso de gelo, evitando medicação e recebendo atendimento médico.
Esse é o momento de ter mais cuidado, pois como a barriga começa a crescer, o centro de equilíbrio — que fica justamente nessa região — começa a se deslocar para frente e, portanto, o corpo passa a exigir mais da coluna para manter-se estável.
Sendo assim, a mamãe precisa ter cuidado para não ficar mais de 30 minutos na mesma posição, fazer exercícios de fortalecimento, ter atenção quanto a posição na hora de dormir, o tipo de colchão e travesseiro usado. Esses cuidados reduzem as chances da gestante sofrer com dores nas costas.
17 semanas de gravidez: Exames necessários
Não há exames que precisam ser feitos nessa etapa da gestação. Portanto, a mamãe pode aproveitar o tempo para começar a organização do quarto do bebê.
Mas, a partir da próxima semana, ou seja, entre a 18ª e a 20ª, será preciso fazer o ultrassom morfológico.
17 semanas de gravidez: Que tal fazer um chá de bebê?
Nas 17 semanas de gravidez, a mamãe já está completando 4 meses de gravidez e, como a festa de chá de bebê costuma ser feito no 6º mês, este é um ótimo momento para começar os preparativos.
A iFraldas tem uma plataforma completa com tudo o que os pais precisam para fazer um chá de bebê, seja virtualmente ou com festa.
O site conta com uma lista de presentes, que serão selecionados por você para os convidados poderem escolher. O melhor de tudo? Os presentes são revertidos em dinheiro! Assim, a mamãe pode usá-lo da forma que desejar, comprar os itens mais necessários ou mesmo guardar para emergências.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!