Esfriou, mamãe? Cuidados importantes durante a gravidez no inverno

Na estação mais fria do ano, os cuidados com a gestante devem ser redobrados. Saiba mais sobre os cuidados durante a gravidez no inverno.

Compartilhe este post

A gestação é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher que escolhe ser mãe, e também um dos momentos em que é preciso ter alguns cuidados, tanto por você quanto pelo bebê. E se você está passando por uma gravidez no inverno, saiba que os cuidados precisam ser ainda mais intensos.

Sabemos que durante o inverno algumas doenças são mais comuns, especialmente as respiratórias pelos mais diversos motivos.

E pensando em ajudá-la a cuidar de si nesse período, a iFraldas preparou um conteúdo incrível com dicas para você colocar em prática. Vem com a gente!

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone

6 cuidados importantes durante uma gravidez no inverno

1 - Use protetor solar

Algumas gestantes ficam com a pele deslumbrante por conta das mudanças hormonais, porém, em temperaturas mais baixas, ela tende a ficar ressecada justamente por conta do clima mais seco durante o inverno.

Nesse caso, manter a hidratação é fundamental tanto por for quanto por dentro: usando cremes hidratantes na pele e bebendo bastante água.

Outro ponto relevante, principalmente para quem começou a desenvolver umas manchinhas no rosto, os temidos melasmas: nunca deixe de usar protetor solar, mesmo no inverno. 

Ainda que o céu esteja completamente coberto de nuvens, o protetor é o seu melhor amigo.

2 - Beba água e diminua o sal

Ter uma gravidez no inverno exige mais atenção quanto à quantidade de líquido que você consome.

Justamente por ser um tempo mais frio, é comum não sentir tanta sede e, consequentemente, beber pouca água.

O problema é que muitas gestantes bebem bem menos do que deveriam. Portanto, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto.

Uma coisa que poucos sabem é que, nos dias mais frios, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos e, por isso, a pressão arterial tende a ficar levemente maior. Nesse caso, o ideal é reduzir um pouco a quantidade de sal na comida.

3 - Mantenha o ambiente arejado

É muito comum que as doenças respiratórias aumentem durante o inverno. Alguns locais do país costumam registrar um aumento de 30 a 40% de atendimentos por patologias do tipo. 

A gestante está ainda mais vulnerável e, portanto, precisa ficar atenta a isso.

Durante o inverno, as pessoas costumam manter o ambiente mais fechado e, dessa forma, não ocorre a circulação de ar. Assim, vírus e bactérias não têm por onde sair e ficam ali circulando por muito mais tempo do que deveria.

Resultado? Mais pessoas com gripe, pneumonia, Covid e assim por diante. Portanto, mantenham ao máximo, as janelas e portas abertas.

4 - Não segure o xixi!

É comum que a gestante tenha mais vontade de ir ao banheiro durante o inverno por um simples motivo: o frio faz com que tanto a bexiga quanto os vasos ao redor se contraiam e, por isso, eles suportam menos líquido que o normal.

Assim, sempre que tiver vontade de ir ao banheiro, vá. Não deixe para depois. As chances de a gestante ter infecção urinária no inverno são maiores.

5 - Não tome remédios sem prescrição

Tomar um antigripal parece algo tão banal, não é mesmo? Mas saiba que muitos deles são contraindicados para gestantes. Alguns podem provocar sérios problemas de saúde como queda na pressão arterial, taquicardia e isso, por sua vez, interfere diretamente na entrega de oxigênio para o bebê.

Normalmente, em caso de gripe, os remédios prescritos pelo médico são para tratar os sinais e sintomas. Por exemplo, um antialérgico para a coriza, antitérmicos para febre e assim por diante.

6 - Não se isole!

As alterações de humor por conta dos hormônios são uma realidade e muitas mulheres podem ficar depressivas em alguns momentos. 

Uma gravidez no inverno pode deixar isso ainda mais em evidência, pois as pessoas saem menos, você pode passar vários dias sem ver um céu azul e a luz do sol, e isso pode causar problemas emocionais. 

Para evitar esse tipo de situação, continue se exercitando mesmo nos dias mais frios. Se o médico liberar, chame os amigos para comer bolo e tomar um chá bem quentinho, faça coisas que você gosta, como ir ao cinema ou a um restaurante.

Agora que você já sabe quais são os cuidados durante uma gravidez no inverno, compartilhe este conteúdo e ajude outras mamães a se manterem saudáveis e felizes mesmo nos dias mais frios do ano!

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.