O chá de bebê de gêmeos pode parecer um evento difícil de se organizar. Afinal, a partir de agora, tanto a mamãe quanto o papai devem pensar em dobro. E são muitos detalhes para serem organizados, não é mesmo?
Além de preparar um enxoval e uma pequena reserva de fraldas para os dois bebês que estão a caminho, a mamãe ainda precisa lidar com os sintomas da gestação. E estas são somente algumas das partes que compõem a jornada da maternidade — que é bem mais longa e exaustiva, e como dizem “nem tudo são flores” ou “nem tudo corre às mil maravilhas”.
Pensando em dar uma pequena ajuda nos preparativos da festa de chá de bebê, selecionamos algumas dicas que podem deixar a caminhada da mamãe bem mais simples e leve. Siga os passos:
A decoração do chá de bebê de gêmeos
Se você está começando a organizar o chá de bebê de gêmeos, a empolgação para escolher o tema e toda a decoração da festa deve estar tomando o seu coração. De toda a organização da festa de chá de bebê, estas são as partes mais empolgantes e criativas de todo o processo.
Mas não se esqueça que, antes de definir o tema e os detalhes da decoração da festa, você precisa escolher a data, o horário, o local e o número de convidados. Esta primeira etapa pode ser mais burocrática e tediosa, mas é importante, pois guiará outras decisões. Logo, você poderá “pintar o sete” e se divertir entre cores e enfeites.
Depois de decidir estes detalhes, é a hora de escolher o tema da festa de chá de bebê de gêmeos. Busque inspiração no Pinterest, Instagram e TikTok, selecione referências e monte uma pasta com elas. Assim, você terá uma coleção visual de referência para consultar quando quiser ou mesmo para mostrar aos amigos e familiares.
Outra ideia incrível para a festa é escolher um tema com personagens de filmes e séries de animação que são irmãos : que tal um tema com os gêmeos Tico e Teco, Anna e Elsa, Mario e Luigi, As Meninas Superpoderosas, e os sobrinhos trigêmeos do Pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho? Com inspirações como estas, o seu chá de bebê será um encanto!
Você pode alugar ou comprar toda a decoração em lojas especializadas. Mas, se estiver com tempo e paciência, você mesma poderá fazer os enfeites de decoração — ou preparar tudo ao lado de seus amigos e familiares, pois, como diz o ditado, “a união faz o melhor chá de bebê”.
Se optar por fazer artesanalmente, dê uma voltinha na papelaria, compre os materiais necessários e, a partir de tutoriais fáceis e rápidos, faça enfeites para o painel, a mesa principal e as mesas dos convidados. Durante a produção, lembre-se: dedicação e carinho são os materiais mais importantes.
Lembrancinhas mais que especiais
A ideia principal do costume de dar uma lembrancinha numa festa às pessoas que você ama é fazer com que elas se recordem da celebração da chegada dos bebês. O objeto oferecido precisa ser algo especial, pois será como um amuleto, um patuá. Esta é uma parte da organização do chá de bebê de gêmeos que deve ser feita com muito carinho — e em dobro!
Como a decoração do chá de bebê de gêmeos, você pode fazer as lembrancinhas artesanalmente, encomendá-las personalizadas ou comprá-las já prontas. Na hora da escolher a melhor opção, pense no custo e no tempo que você poderá se dedicar à tarefa. Se optar por prepará-las de forma artesanal, busque referências visuais e tutoriais práticos, e peça ajuda aos amigos e familiares — ter uma pequena equipe de produção ao seu lado pode agilizar o processo e ainda ser divertido!
Quanto ao tipo de lembrancinha, dê preferência àquelas que poderão ser úteis aos seus convidados, como potinhos, chaveiros, saquinhos, pequenos vasos com plantas e enfeites. Outro ponto importante é escolher lembrancinhas relacionadas ao tema da festa, como, por exemplo, um par de sachês perfumados, caixinhas decoradas ou chaveiros com um par de bonequinhos feitos de biscuit, saquinhos com dois pequenos sabonetes, e muitas outras ideias.
Para deixar tudo ainda mais personalizado e especial, cole etiquetas ilustradas com informações sobre o evento em cada uma das lembrancinhas, por exemplo “Chá de bebê dos gêmeos Enzo e da Valentina” ou “Chá dos gêmeos Hugo e Murilo”. Tudo ficará inesquecível, não acha?
Um cardápio de dar água na boca
Antes de começar a preparar o cardápio da festa de chá de bebê, você precisa definir a data, o horário e o local da festa. Escolher o tema e a decoração antes do cardápio também é uma boa ideia, pois todos os detalhes podem combinar. Estas são dicas valiosas, que servem para a organização de qualquer tipo de festa. Mas, lembre-se: o chá de bebê de gêmeos é uma festa única, prepare tudo com cuidado e atenção.
Se a festa for durante o inverno, opte por caldos e bebidas quentes, salgadinhos, sanduíches, docinhos que combinem a proposta. Se for durante o verão, escolha comidas mais leves, bebidas geladas e muito água, para todo mundo ficar bem hidratado! E não se esqueça de se alimentar e se deliciar com as guloseimas em dobro, mamãe!
Convite personalizado e digital
Há um tempo, quando alguém estava planejando uma festa de chá de bebê e precisava de convites, encontrava pacotinhos com vários convites ilustrados em lojas de festas. Com estes convites em mãos, as mamães precisavam escrever as informações da festa em todos os convites e entregar para cada convidado, um a um.
Hoje, isso já não é necessário. De forma mais rápida e prática, você pode fazer seu convite digital e enviar para todos os seus convidados pelo WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Assim, tudo fica mais barato e nem se gasta papel.
A iFraldas te ajuda nesta parte! Ao criar a lista de presentes com a gente, você pode inserir as informações do chá de bebê e baixar o convite gratuitamente. Ou seja, em poucos cliques seu convite estará prontinho para compartilhar com todos os seus convidados!
O que pedir aos convidados do chá de bebê de gêmeos?
Ao descobrir que está grávida de gêmeos, você certamente fez uma estimativa da quantidade necessária de fraldas e demais itens do enxoval para os dois bebês que estão a caminho e, logo, se perguntou: “Como vou dar conta de tudo isso?”. Em seguida, presumiu que fazer o tradicional chá de bebê com pedidos em dobro seria a solução.
Quando dizemos tradicional chá de bebê, nos referimos ao costume de sugerir as fraldas ou os itens de enxoval do bebê nos convites para os convidados da festa. Mas, a nossa maior dica é: NÃO FAÇA ISSO!
À primeira vista, pode parecer vantajoso ganhar uma infinidade de fraldas e presentinhos dos seus convidados. Mas acredite, desperdícios te perseguirão na sua jornada pelos próximos meses ou anos. Você descobrirá que fraldas menores poderão ficar pelo caminho porque já não servem no seu bebê, algumas marcas de fraldas não se adaptarão à pele do seu bebê, itens repetidos permanecerão com etiqueta, e muitos outros.
Ninguém quer passar por isso, mas a falta de experiência faz com que as mamães (especialmente as de primeira viagem) continuem fazendo sempre da mesma forma. Depois só restam entrar nos grupos de trocas de fraldas do Facebook para tentar minimizar o prejuízo. Que perrengue…
As mamães antenadas, que buscam eficiência em tudo que fazem, já buscam a solução iFraldas para o chá de bebê. As que não são tão antenadas, recebem a indicação de outras mamães iFraldas de como fazer um chá de bebê de sucesso, prático e sem desperdícios. Como sabem, as mães formam uma comunidade muito forte, sempre indicando aquela novidade que surpreendeu, mas que nem todo mundo conhece ainda.
Para constar, com o jeito iFraldas de fazer chá de bebê, ao criar sua lista de presentes online, você recebe o valor de tudo que ganhar em dinheiro na sua conta bancária. Você nunca precisará fazer estoque de fraldas em casa e vai passar bem longe dos grupos de trocas de fraldas do Facebook. Como é bom se preparar, não é?
A iFraldas ainda tem mais: blog, galeria de fotos, mural de recados, convites personalizados, informações sobre a festa, confirmação de presença e muito mais!
Desse jeito, você garante a sua liberdade e autonomia para comprar o que quiser e precisar para os seus bebês. E o único propósito da festa de chá de bebê será comemorar a chegada da dupla na família!
Comece seu chá de bebê por aqui, com a iFraldas!