Sem dúvida, a escolha do nome do bebê é um dos momentos mais importantes para um casal. Mas não se engane: essa é uma missão muito complexa, pois o nome estará com a criança ao longo da sua vida. Inclusive, tem uma ciência que estuda este tema: a onomástica.
A onomástica (cuja origem do termo vem do grego antigo), significa o ato de nomear, dar nome. E é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialetos.
Para ajudar as futuras mamães, no post de hoje vamos trazer dicas sobre como escolher o nome do bebê. Ficou curiosa? Vamos lá, então!
1 Escolhendo o nome do seu bebê: por onde começar?
Primeira coisa: não existe certo e errado quando se fala em escolher o nome do seu filho ou da sua filha. O importante é que a escolha seja bem pensada, pois, como já pontuamos, ele/ela levará essa escolha para o resto da vida. Assim, quanto mais cedo vocês começarem a pensar nos possíveis nomes, mais opções terão até bater o martelo.
No geral, os nomes carregam um significado. Alguns acreditam que o nome escolhido tem o poder der servir como uma espécie de “amuleto” que pode trazer sorte ao bebê.
Além disso, há também quem atribua o poder da numerologia aos nomes. Por mais que vocês não acreditem, pode ser uma forma de começar a fazer a lista de nomes: pesquisando pelo significado e/ou calculando a numerologia do respectivo nome.
2 Alguns cuidados na hora da escolha do nome do bebê
Apesar da escolha do nome do filho ou filha ser algo muito pessoal do casal, vamos trazer algumas dicas para que o nome escolhido não seja motivo de constrangimento para a criança.
Fique atento aos estrangeirismos
Atenção com as inspirações estrangeiras: o resultado pode ser um nome impronunciável e difícil de ser escrito. Pense na dificuldade que seu filho terá de pronunciar e escrever o próprio nome no futuro.
Apelidos
Alguns nomes, por serem muito diferentes ou por serem maiores, no dia a dia os amiguinhos e colegas acabam colocando apelidos na pessoa. Para evitar o constrangimento da criança no futuro, pense bem no nome escolhido e nos possíveis apelidos gerados por ele.
3 Que tal uma ajuda da tecnologia?
Tem papai e mamãe que adoram uma tecnologia aqui? Então, vejam as duas dicas de aplicativos que podem ajudar na hora da escolha do nome do bebê:
O nome está em português, mas o app está em inglês. Ele é gratuito, mas sua usabilidade deixa um pouco a desejar. Na sessão filtros (filters), é possível escolher:
- Gênero: Masculino, feminino ou unissex.
- Tamanho: nomes curtos, nomes médio ou nomes longos.
- Inicial do nome.
- Origem: português, latim, anglo-saxão, hebraico, grego, germânico, árabe, dentre outros.
Uma vez que a pesquisa é feita, são exibidos vários nomes de acordo com os critérios selecionados. É possível criar uma lista com os nomes favoritos.
Esse app permite que você tenha à sua disposição Charlie, uma inteligência artificial que vai te ajudar a escolher o nome do seu bebê. Um ponto positivo logo no início: este aplicativo está em português. Porém, para ter acesso a todas as funcionalidades, é necessário usar a versão PRO (que custa R$4,90).
Seu funcionamento é muito parecido com o anterior: há um filtro com diversos itens que você vai definindo os critérios, tais como gênero, popularidade em relação a determinado país, qual é o segundo nome ou sobrenome (para o app calcular a sua “compatibilidade”).
Depois de selecionadas as categorias, o app vai apresentar opções de nomes para que você classifique como “gostei”, “não gostei” e “salvar”.
Gostou das nossas dicas para ajudar na hora da escolha do nome do bebê, mamãe?!
Para saber mais sobre gravidez, amamentação e cuidados com os bebês, acesse nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!
Posts que podem te interessar
Nomes de bebês: quais são os mais comuns e como escolher?
Um dúvida que toda gestante passa na vida é sobre nomes de bebês. Qual vai escolher se vai ser menino ou menina. Hoje te damos uma ajudinha.
Conheça 5 fatos curiosos sobre recém-nascidos
Todo mundo adora fatos curiosos sobre recém-nascidos. Sejam situações engraçadas, coisas não tão comuns no nosso dia-a-dia ou até mesmo informações totalmente novas para a
Horóscopinho do bebê: É possível programar o signo do bebê?
Por que algumas pessoas querem o escolher o signo do bebê? Entenda os motivos por trás desse desejo e as possibilidades. Vem com a gente!