Se você chegou até esse artigo é porque está próxima das 9 semanas de gravidez ou tem curiosidade sobre as características desta fase. E como esse é um momento cheio de dúvidas, inseguranças e mudanças, criamos um guia completo para você saber direitinho tudo o que pode acontecer nesse período. Bora lá?
Desenvolvimento do bebê nas 9 semanas de gravidez
Na semana 9 de gravidez, o seu bebê já está do tamanho de uma cereja e de uma azeitona. Eles crescem tão rápido, né? Nesse mesmo momento, conhecido como fase embrionária, os órgãos internos começaram a se desenvolver, como o cérebro, pulmões, coração, rins e intestino.
A cabecinha do bebê está se moldando e ficando mais redonda. O que serão os dentinhos de leite do bebê começaram a desenvolver. Além disso, com o desaparecimento da cauda embrionária, o embrião aproxima-se mais da aparência de um bebê.
Acompanhamento médico nas 9 semanas de gravidez
Para acompanhar todas as mudanças e o desenvolvimento do corpo do bebê, é fundamental ter um médico sempre perto te auxiliando, tirando dúvidas e orientando sobre os exames a serem feitos nas 9 semanas de gravidez.
Além dos testes, é muito importante também fazer um acompanhamento detalhado, medindo e comparando o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal.
Exames necessários durante a fase
No blog da iFraldas, nós já falamos da importância de realizar os exames durante a gestação, como a sexagem fetal. Então, já te adiantando, na 9ª semana de gestação, o seu médico provavelmente vai pedir os exames de hemograma, tipo sanguíneo e fator Rh, glicose em jejum e testes para identificar possíveis infecções, como sífilis, HIV, rubéola e hepatites.
Não esqueça de marcar a consulta com o seu médico responsável e já agendar todos esses exames.
Sintomas da gravidez
E é claro que não é só o corpo do bebê que vai se desenvolvendo e mudando. A mamãe também vai passar por algumas transformações nas 9 semanas de gravidez!
Nesse momento, é muito comum sentir enjoos matinais, inchaço e aquela vontade frequente de urinar. Você também pode sentir azia, queimação e até alteração do humor. Mas fica tranquila: tudo isso é completamente normal. E se você ainda não sabe os principais alimentos que causam azia durante a gestação, dê uma olhada nessa matéria do nosso blog.
Além disso, o cansaço excessivo é uma grande reclamação das mamães nessa fase, e pode continuar até o final do terceiro trimestre, uma vez que o corpo está trabalhando na formação do bebê. Dito isso, prepare-se para sentir o corpo mudando, o metabolismo se adaptando e os níveis de hormônios aumentarem significativamente.
Mudanças no corpo
A barriguinha de grávida já começou a aparecer, né? Isso é por conta do crescimento do útero e desenvolvimento do bebê. Além disso, é possível que você sinta coceiras nas mamas e até mesmo escurecimento dos mamilos, aumento de peso e sensibilidade nas mamas.
A boa notícia é que essas sensibilidades devem diminuir pelo menos até o final do quarto mês. O importante, nesse momento, é observar cada detalhe do corpo e aproveitar as 9 semanas de gravidez, que é uma fase diferente, mas muito gostosa.
Dor de cabeça e náusea
A dor de cabeça e as náuseas são dois dos sintomas mais típicos das 9 semanas de gravidez, justamente pelo aumento dos hormônios que estão circulando no seu corpo. Com isso, mudanças de humor podem ser frequentes.
Mas não se preocupe, como falamos, tudo isso é muito comum e existem remédios e atividades que você pode tomar e fazer para aliviar esses sintomas.
Para a dor de cabeça, não exite em tomar analgésicos à base de paracetamol, que são considerados seguros durante a gestação – mas claro, sempre com moderação e com indicação do médico.
Nesse momento, é muito indicado que a mamãe beba muita água e tenha boas noites de sono para ajudar tanto na dor de cabeça, quanto com as mudanças de humor.
Ah, e para se manter ainda mais relaxada durante essa fase, você sabia que a ioga é uma prática bastante recomendada durante a gestação? No nosso blog, você encontra um artigo completo contando todos os benefícios dessa atividade.
Cuidados com a saúde
Durante as 9 semanas de gravidez, é muito importante ter alguns cuidados para manter a sua saúde e a do bebê em dia. Veja só:
- Para evitar as náuseas e enjoos, procure fazer refeições pequenas e frequentes ao longo do dia e manter-se hidratada. Isso deve te ajudar a se sentir mais disposta.
- Não deixe de ir ao banheiro! Nós sabemos que algumas atividades podem dar muita preguiça durante a gestação, como levantar para urinar o tempo todo. No entanto, é importante não reter a urina. Ah, e em casos de sintomas de queimação ao fazer xixi, informe ao médico o que está acontecendo e para poder encontrar uma solução quanto antes.
- Além de diminuir a quantidade de alimentos e o espaçamento entre pequenas refeições, uma boa ideia é comer menos durante a noite e evitar alimentos “pesados”, muito temperados ou gordurosos.
Dicas para as 9 semanas de gravidez
Você vai tirar de letra as 9 semanas de gestação, mas para te ajudar um pouquinho, reunimos algumas dicas para aliviar alguns sintomas e deixar a sua saúde, tanto física quanto mental, em dia. Dá uma olhada:
Vá para a piscina!
Além da ioga, a natação é um dos exercícios mais recomendados para mulheres grávidas, uma vez que não força as articulações e ajuda a tranquilizar durante esse momento que as emoções estão em todo lugar.
Isso é muito importante porque existe um hormônio chamado relaxina que percorre o seu corpo durante a gravidez e faz com que as articulações fiquem mais soltas para que a sua pélvis possa se expandir durante o parto.
Assim, esse é o momento de cair na piscina e relaxar! Uma boa dica para tornar esse momento ainda mais especial é encontrar outras mães ou amigas para te acompanhar durante o exercício.
Alivie os enjoos
Os enjoos são, sem dúvidas, uma das coisas mais complicadas nas 9 semanas de gravidez. Essa indisposição é mais frequente pelas manhãs e pode ocorrer várias vezes ao dia, causando até mesmo vômitos. Existem algumas formas naturais de aliviar os enjoos nessa fase:
- Beber chá de gengibre
- Chupar picolé de limão
- Comer alimentos frios
- Comer bolacha de água e sal
Saúde mental também é importante!
Durante a gestação, mas também durante toda a maternidade, é muito recomendado manter a saúde física. No entanto, é fundamental, também, dar uma atenção especial para a saúde mental, uma vez que se tornar mamãe é uma grande responsabilidade.
E durante as 9 semanas de gravidez, como em toda a gestação, é incrivelmente comum se sentir assustada, insegura e com algumas dúvidas. É importante se atentar a esses sentimentos e fazer acompanhamento com um profissional que pode te ajudar a diminuir essa ansiedade.
Gostou? Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre 9 semanas de gravidez! No nosso blog, você encontra muitos outros artigos que podem te ajudar durante a gestação, como também no pós-parto! A gente tem guias completos de vacinação e dicas infalíveis para evitar a assadura de fraldas, então não deixe de acompanhar o nosso blog para materiais educativos e informativos.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!