7 semanas de gravidez: Tudo o que você precisa saber

7 semanas de gravidez: desenvolvimento do bebê, mudanças no corpo da mamãe e dicas fundamentais para este período. Vem com a gente!
Compartilhe

Parabéns, você está em uma nova fase de descobertas e desafios: as 7 semanas de gravidez! Nesse momento, você deve estar com dúvidas e inseguranças, mas isso é completamente normal. 

Pensando em você, nós criamos um guia recheado de informações sobre esse período da gestação. Vem com a gente!

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone

7 semanas de gravidez: Como está o bebê?

Com 7 semanas de gestação, o cérebro do bebê está em desenvolvimento acelerado com a formação de novos neurônios e, por conta disso, a cabeça começa a ficar mais definida, com olhos centralizados, formação das pálpebras e o desenvolvimento da boca, narinas e orelhas.

Tamanho

O seu bebê tem, em média, de 12 a 18 milímetros, o equivalente a um mirtilo. Nessa fase, o corpo do embrião começa a assumir um formato em C.

Por mais que você ainda não consiga senti-lo mexer dentro de você ou notar a barriga, o seu bebê está crescendo e se desenvolvendo.

Em algumas semanas, você deve conseguir ouvir os batimentos cardíacos e identificar outros fatores, como o gênero ou até mesmo a possibilidade de gestação de gêmeos.

Desenvolvimento

Em termos médicos, a formação da face ocorre por meio da reorganização e fusão dos arcos branquiais e da proeminência frontal. Durante essas 7 semanas de gravidez, começam a distinguir as narinas e o sulco das gengivas, os olhos aparecem como pontos escuros em cada lado da cabeça e, por mais que os órgãos já estejam em desenvolvimento, eles ainda não estão funcionando.

Os sulcos interdigitais, também conhecidos como divisões dos dedos, começam a surgir, conduzindo à separação final dos dedos da mão, como dos pés. O cérebro também se desenvolve e começa a se estabelecer.

Já os testículos e os ovários ainda são um aglomerado de células e, por isso, você deve se acalmar porque ainda demorará um tempo para descobrir o sexo do bebê e realizar o chá relevação.

Aqui, a placenta é significativamente maior que o bebê, e o cordão umbilical começa a se formar.

7 semanas de gravidez: Sintomas

A gravidez é um grande desafio: você se sente enjoada, cansada e começa a ter mudanças de humor. Como mencionamos anteriormente, esses sintomas são muito normais nessa fase e, além deles, você também pode sentir:

  • Um gosto metálico na boca;
  • Peitos doloridos;
  • Dor de cabeça;
  • Desejo por certas comidas;
  • Olfato mais aguçado;
  • Cólicas;
  • Cabelo mais brilhante e volumoso;
  • Enjoos matinais.

7 semanas de gravidez: Mudanças no corpo da mamãe

O corpo do bebê está se desenvolvendo e crescendo e, por tanto, o da mamãe acompanha e tem as suas próprias mudanças. Entre elas:

Barriga crescendo

Nas 7 semanas de gravidez, como você já deve estar percebendo, o útero da mamãe começa a ficar mais inclinado para frente e é possível ver a barriga crescendo.

Náuseas

As náuseas são um sintoma bastante comum em todo o primeiro trimestre de gestação e podem ser bem intensas. Elas são conhecidas como enjoos matinais, mas podem acontecer tanto de dia quanto de noite.

A causa principal disso é o aumento dos níveis hormonais, especialmente o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana), que está em alta produção neste estágio. Embora seja uma experiência desconfortável, as náuseas são um sinal de que a gravidez está progredindo de maneira saudável.

Para lidar com esses enjoos, algumas mamães procuram fazer pequenas mudanças de vida, principalmente na alimentação, como comer pequenas refeições frequentes ao longo do dia e evitar alimentos gordurosos.

Sensibilidade aos cheiros

Além dos enjoos, um dos sintomas mais comuns na gravidez de 7 semanas é a sensibilidade aos cheiros. Essa vulnerabilidade olfativa pode fazer com que aromas anteriormente agradáveis se tornem avassaladores e, assim como as náuseas, esse sintoma também é atribuído às mudanças hormonais.

A sensibilidade ao cheiro, inclusive, pode agravar as náuseas, uma vez que as mulheres podem desenvolver aversões súbitas a alimentos e odores específicos.

Para lidar com isso, é indicado evitar locais com odores fortes, bem como manter a casa bem ventilada e optar por alimentos com cheiros mais suaves.

Aumento do sangue

Um dos sintomas que poucas pessoas falam sobre as 7 semanas de gravidez é o aumento de sangue. Isso porque o organismo da gestante está produzindo mais sangue para suprir o bebê no útero com oxigênio e nutrientes.

Dados indicam que o aumento do sangue no corpo da mulher grávida pode chegar até 50% e, como consequência dessa produção sanguínea demasiada, é possível que você sinta mais sede, logo, mais vontade de urinar também. 

Por isso, reforçamos a importância de ouvir o seu corpo e tentar entender as mudanças durante a gestação.

Com o aumento de produção de sangue, você pode notar também as veias mais aparentes e até mesmo azuladas, principalmente no peito.

Anunciando a gravidez

Geralmente, os primeiros sinais da gravidez ocorrem na 6 semana de gestação, o que significa que, se você ainda não contou para amigos e familiares, já é hora de contar!

Para esse momento, você pode escolher por uma opção mais intimista, como um jantar para as pessoas mais próximas, ou opções mais criativas, como gravar a reação dos convidados e compartilhar no TikTok e Instagram.

Também é importante contar no trabalho para explicar eventuais ausências e até mesmo conversar sobre o auxílio e a licença-maternidade. 

Compartilhar a chegada de mais um membro da família é um assunto pessoal e, por isso, você deve pensar bem em como e em quando fazer isso, sempre respeitando o seu tempo e valores.

Cuidados que a mamãe deve ter nas 7 semanas de gravidez

Trouxemos algumas dicas de cuidados para aliviar os sintomas e melhorar o bem-estar nessa fase! Confira:

Aliviando os enjoos

Contornar as náuseas pode ser um verdadeiro desafio, principalmente no 1º trimestre da gestação, mas existem algumas atitudes que você pode tomar para tentar aliviar esse sintoma. Caso contrário, você pode consultar um médico para a recomendação de um remédio.

  • Comer menos e com mais frequência: ao invés de fazer três grandes refeições durante o dia, como geralmente fazemos, a mamãe pode optar por comer pequenas porções de alimento ao longo do dia. Isso ajuda a manter o estômago ocupado e a evitar náuseas.
  • Ter uma alimentação mais saudável: evitar comer alimentos gordurosos e picantes pode ser fundamental na hora de aliviar os enjoos. Opte por alimentos mais leves e de fácil digestão, como frutas, vegetais e alimentos ricos em carboidratos complexos, como pães integrais e biscoitos de água e sal.
  • Hidrate-se: beber água ao longo do dia é fundamental para a saúde da mulher durante a gestação e pode, inclusive, ajudar a evitar as náuseas. Procure dar pequenos goles frequentes e, se gostar, beba água com limão ou gengibre.

Skincare

Você pode notar que, durante a gravidez, a sua pele e cabelos estão mais oleosos. Por isso, uma boa atividade para fazer no dia a dia, até mesmo para se ocupar e ter um tempinho para você mesma, é o skincare.

Lave o rosto com sabonetes suaves e use hidratantes faciais sem óleos. 

Você pode consultar com uma dermatologista para te ajudar a se sentir mais bonita nesse momento tão importante da sua vida.

Pratique atividades físicas

Se você ainda não pratica, é uma boa hora começar a fazer exercícios físicos. Durante a gravidez, os médicos recomendam o yoga, caminhadas e hidroginástica para manter as mamães fortes e saudáveis. 

Quer saber mais sobre os benefícios de fazer yoga na gestação? Confira o nosso guia completo sobre o tema.

Hidrate-se

Que é necessário se alimentar bem durante a gravidez, você provavelmente já sabe, mas manter-se hidratada é tão importante quanto! 

A recomendação é tomar 8 copos de água por dia. O que você pode fazer para verificar se está bem hidratada é ficar de olho na cor da urina: se o xixi estiver com uma coloração amarela escura, isso indica necessário beber mais água. Agora, se o xixi está amarelo clarinho ou quase transparente, então você está hidratada da maneira ideal.

Não ignore os sintomas

Como mencionamos no texto, nas 7 semanas de gravidez você sentirá alguns sintomas como náuseas, sensibilidade aos cheiros e outros, contudo, é possível que você sinta também reações não tão comuns, como coceira pelo corpo. 

Reforçamos a importância de entender o seu corpo e não ignorar os sintomas. É fundamental observar o que está diferente e como você está se sentindo e, caso sinta a necessidade, conversar com o seu médico.

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
 
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.