Quando a mamãe está com 5 semanas de gravidez, ela está cheia de dúvidas e anseios causados pelas mudanças no corpo e na cabeça. Muitas mulheres descobrem que estão grávidas depois das primeiras 5 semanas, outras, com menos tempo já conseguem perceber os sintomas.
Gerar um filho traz uma mistura de sentimentos, indo do momento mais sublime de uma mulher, a meses de medos e inseguranças pela responsabilidade de cuidar uma criança ou pela saúde da mamãe e da gestação.
Mas, acalme-se, mamãe! Vamos te contar o que acontece nas suas 5 semanas de gravidez. Leia mais!
5 semanas de gravidez: Características
Se você é a mais nova mamãe do pedaço e está com 5 semanas de gestação, este é o artigo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse período cheio de desafios, experiências e novos aprendizados.
Vamos começar falando sobre a calculadora da gravidez. É isso mesmo! Precisamos de uma calculadora para a gestação ser contada em semanas pelos médicos, e não em meses como costumamos falar popularmente.
Alguns exames podem indicar a quantidade de semanas de gravidez de uma gestante. Mas nenhum deles fala em quantos meses, não é verdade? E pasmem, uma coisa que era para ser simples, pode ser bem confuso.
A contagem de semanas começa no primeiro dia de atraso da última menstruação, e a data provável para o parto é dali a no máximo 40 semanas.
Testes rápidos de gravidez em formato digital, exame de sangue beta HCG quantitativo e ultrassonografia obstétrica, são exames que vão contar o tamanho do seu bebê e o tempo de sua gestação em semanas.
Então, se estamos tratando das 5 primeiras semanas de gestação, isso significa que estamos falando sobre uma gestação que está no começo do segundo mês, meados do primeiro trimestre.
Este é um período que demanda cuidados especiais da gestante, já que o bebê está em fase de adaptação no útero da mãe. Alguns médicos podem até pedir maiores cuidados da gestante dependendo da situação, como evitar usar saltos e não andar de motocicleta no primeiro trimestre, ou mesmo mais repouso.
Por isso é muito importante o acompanhamento do médico obstetra — a melhor pessoa para cuidar de você e do seu bebê durante a gestação!
O que acontece no corpo da mulher nesta fase?
O corpo da mulher começa a sentir os primeiros sintomas de mudança neste período. Ela pode ficar mais sensível, com os seios doloridos, sentir cansaço, irritabilidade e enjoos, principalmente no período da manhã. No entanto, ainda não é possível perceber mudanças na barriguinha, afinal, o embrião está do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Com 5 semanas de gestação, o embrião começa a desenvolver seus rins, seu coração e seu sistema nervoso central. Entende agora porque uma gestante deve evitar situações que possam colocar seu bebê em risco?
Nesta fase, seu corpo está com mais de 1 milhão de células novas circulando, e um muco é produzido pelo útero para proteger o bebê de infecções externas.
O bebê nas 5 semanas de gravidez
Essa é a fase em que são necessários os primeiros exames e consultas com o obstetra. É também a hora de cuidar da alimentação, parar de fumar e de consumir bebida alcoólica. O uso de drogas é altamente prejudicial para a saúde e desenvolvimento do bebê.
As estruturas para os órgãos já estão sendo formadas, e já dá para ver todas as veias passando pelo seu pequeno corpinho, fazendo circular nutrientes e oxigênio entre mãe e filho através do cordão umbilical.
Com 5 semanas de gravidez, seu bebê ficará parecido com o aspecto de um cavalo marinho, com cabeça maior que o tronco e as pernas e os braços se desenvolvendo.
Quais são os cuidados nesta fase?
Um dos maiores sintomas de uma grávida neste período é o aumento do apetite, mesmo enjoando e vomitando só de pensar em comida. Para evitar os enjoos provenientes deste período gestacional, é indicado se alimentar a cada 2 ou 3 horas. É justamente neste momento que o apetite estará maior; por isso, é preciso ter controle sobre a qualidade e quantidade do que se come.
Muitas pessoas acham que estar grávida demanda comer por dois, para o bebê não passar fome na barriga da mãe. Por conta deste pensamento, muitas mamães chegam ao final da gestação acima do peso ideal, com diabete gestacional e com pressão alta.
Essas condições, quando adquiridas, levam a um parto de risco. Então, o correto é balancear a alimentação, evitar produtos com muito sódio, condimentos e doces. Dê preferência às frutas, verduras e grãos integrais. Evite frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Se houver a possibilidade, procure ajuda de um nutricionista gestacional. Mulheres que fazem acompanhamento da gravidez pelo SUS, podem e devem solicitar uma consulta com este profissional no Posto de Saúde da Família.
Exames realizados nas 5 semanas de gravidez
A cada fase da gestação existem diferentes tipos de exames que devem ser feitos:
Tipagem sanguínea
Mulheres que tenham sangue com fator RH negativo (A-, B-, Ab- ou O-), e estejam grávidas de bebês com sangue fator RH positivo (A+, B+, AB+ ou O+), precisam se informar sobre eritroblastose fetal.
Essa gestante deve receber injeção de imunoglobulina no terceiro trimestre, quando estiver perto do parto, e dentro das 72h após o parto, para evitar que o sistema imunológico da mãe produza anticorpos permanentes contra o fator RH.
As mulheres com fator RH positivo não precisam se preocupar com esse tipo de complicação da gravidez.
Hemograma completo
Avalia a presença de anemia ou de alguma infecção indesejada, além de alterações nas plaquetas. Essas preocupações são constantes na gestação e você pode repetir o hemograma completo em outras fases da gestação.
Glicemia
O exame de glicemia analisa a quantidade de açúcar no sangue e pode detectar a diabete gestacional. Assim como o hemograma completo, o exame pode ser solicitado nos 3 semestres da gravidez.
Sorologia para HIV
O exame detecta o vírus do HIV e deve ser repetido no segundo e terceiro semestre para ter certeza que a mãe não se infectou durante a gravidez. Sua realização é fundamental para o bebê nascer protegido e em segurança, sem o risco de se infectar durante o parto.
Este tipo de sorologia é solicitado no primeiro semestre e até antes de engravidar, nos chamados exames pré-concepcionais, para as mulheres que planejam a gravidez.
Sorologia para toxoplasmose e rubéola
Analisa a presença de imunidade ou infecção pelo vírus da toxoplasmose e da rubéola. É necessário repetir o exame no segundo e terceiro semestre da gestação.
Urina
Os tipos mais específicos das infecções do trato urinário são investigados através da urocultura. Tanto o sumário de urina quanto a urocultura devem ser repetidos no segundo e no trimestre.
Parasitológico de fezes
Este exame analisa a presença de parasitas nas fezes, sendo aconselhado que se faça nos primeiros 3 semestres.
Ultrassonografia obstétrica transvaginal e ecografia
Para muitas mamães, este é o exame mais esperado por analisar e confirmar a quantidade de embriões, e em caso de gravidez gemelar, é possível saber se estão sendo gerados em uma ou duas placentas.
Com 5 semanas de gravidez ainda não é possível saber o sexo do bebê nos exames de imagem, apenas será visto o saco gestacional, onde o líquido amniótico passa todo oxigênio e nutrientes para o bebê. Somente a partir da 8° semana de gestação será possível saber o sexo do bebê ao realizar o ultrassom ou exame de sexagem fetal.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!
Crie grátis seu chá de bebê agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!