As 4 semanas de gravidez marcam o primeiro mês da gestação. Nem todas as mulheres detectam a gestação, assim, no comecinho. Algumas só se descobrem grávidas ao final das 4 semanas ou, até mesmo, entrando na quinta ou sexta semana. O tempo da descoberta difere-se de mulher para mulher, de gestação para gestação.
As primeiras semanas marcam o início de uma série de mudanças na vida e no corpo da mulher. Por isso, é muito importante que as mamães estejam muito bem informadas sobre cada etapa da gestação.
Neste post, contamos tudo que você precisa saber sobre as primeiras 4 semanas de gravidez.
4 semanas de gravidez: Os primeiros sintomas
Os sintomas da gravidez, geralmente, manifestam-se a partir da 4ª semana de gravidez. Mas não pense que estes sinais chegam com a mesma intensidade para todas. Algumas não notam nada de diferente, para outras os sintomas são evidentes.
Um dos primeiros indícios de que há algo diferente é a ausência da menstruação. Outros sintomas comuns são:
- Sono excessivo;
- Cansaço;
- Desânimo;
- Hipersensibilidade e irritabilidade;
- Vontade chorar;
- Em certas mulheres os seios ficam doloridos, inchados e a barriga um tanto endurecida.
4 semanas de gravidez: Os primeiros exames
Assim que a gravidez for confirmada, o primeiro passo é buscar um ginecologista obstetra, profissional que deve te acompanhar e orientar por toda a gestação. Ele será responsável pelo pré-natal, um acompanhamento de suma importância, tanto para a saúde da mãe quanto do bebê.
Logo no início do pré-natal, o médico solicitará alguns exames. Veja os principais:
- Glicemia: para averiguar os níveis de glicose no sangue e saber se há indícios de diabete;
- Grupo sanguíneo e fator RH: para identificar o tipo sanguíneo e observar se existe risco de incompatibilidade sanguínea entre a gestante e seu bebê;
- Anti-HIV: investiga presença do vírus da AIDS;
- Exame para sífilis: para detectar a doença, se houver;
- IgG para toxoplasmose: para averiguar se há presença de anticorpos contra o parasita transmissor da toxoplasmose, problema que pode causar a má formação da criança;
- Exames para investigação de rubéola e de hepatite B;
- Urina e Urocultura;
- Ultrassonografias: para detectar a idade gestacional e observar se há má formação, entre outros fatores.
4 semanas de gravidez: Alimentação
Durante a gestação é muito importante ter uma alimentação equilibrada. Nesta fase, é preciso nutrir-se com alimentos que contenham vitaminas, minerais e carboidratos.
Neste primeiro momento da gestação é importante consumir alimentos com:
- Ácido fólico: vitamina encontrada em folhas verde-escuras, como couve, brócolis, espinafre; sementes leguminosas, como fava, grão-de-bico, feijão, ervilha. O ácido fólico é importante nesta fase, pois sua carência no organismo materno pode levar às malformações fetais.
- Magnésio: este mineral reduz o risco de pré-eclâmpsia e parto prematuro. É encontrado na banana, no abacate, no espinafre, no feijão manteiga cozido, nas amêndoas, nos flocos de aveia, nas castanhas de caju, entre outros;
- Cálcio: fundamental para a saúde de dentes e ossos. Você pode encontrá-lo no leite, queijo, salmão, sardinha, etc.;
- Vitamina A: auxilia na formação adequada da visão do bebê e na formação dos tecidos. Você a encontra em alimentos como: cenoura, abóbora, milho, gema de ovo, etc.;
- Vitaminas do complexo B;
- Beba muita água! Grávidas precisam de pelo menos 2 litros de líquidos diariamente;
Alguns alimentos devem ser evitados:
- Peixe cru ou defumado e carnes mal passadas: Mantenha-os, definitivamente, fora de seu cardápio. Há grande risco de contaminação por bactérias e surgimento de doenças como cisticercos e toxoplasmose;
- Ovo cru: pode carregar a bactéria salmonela;
- Leite não pasteurizado: pode conter microrganismos nocivos;
- Frutas mal lavadas;
- Vegetais crus de procedência duvidosa: é arriscado comê-los, principalmente, fora de casa;
- Atum: evite-o, visto que possui alto teor de mercúrio;
- Alimentos com cafeína como café, Coca-Cola, alguns chás: diminua o consumo, pois, a cafeína em excesso pode causar aborto;
- Adoçantes: não são bem-vindos no decorrer da gravidez, dispense o uso;
- Exclua ou evite as bebidas alcoólicas!
Grávidas podem menstruar nas primeiras semanas?
Atenção, grávidas não menstruam! Existe um mito a esse respeito, que diz que algumas mulheres podem menstruar, mesmo após descobrirem que estão grávidas.
Um pequeno sangramento, de 2 ou 3 dias, pode acontecer quando o embrião começa a ser implantado no endométrio. Esse processo é chamado nidação. No entanto, isso ocorre antes mesmo de ser liberado o HCG, hormônio que faz detectar e perceber a gravidez.
Sendo assim, não há sangramento que permaneça nas 4 semanas de gravidez. Isso, certamente, pode significar problemas, como princípio de um aborto. Portanto, se isso ocorrer, busque um médico o mais rápido possível.
4 semanas de gestação: Cuidados
- Exercícios físicos com moderação: As atividades físicas não estão proibidas, exceto caso haja recomendação médica para evitar. No entanto, use o bom senso e diminua o ritmo. Entretanto, saiba que alguns exercícios físicos são completamente contraindicados, como a corrida, o cross fit, o jump, spinning. São atividades que podem levar ao excesso de esforço físico, que causam deficiência de oxigênio para o bebê. O melhor é conversar com seu médico e buscar um profissional de educação física para te orientar;
- Não faça automedicação;
- Evite ou pare de fumar e beber álcool;
- Não faça tatuagens no período da gravidez: podem causar alergias e infecções. Além disso, a higiene e assepsia nem sempre são garantidas.
- Não doe sangue: a mamãe grávida não pode doar sangue. Quem o faz arrisca comprometer a própria saúde e a do bebê.
4 semanas: O desenvolvimento do bebê
Nesta 4ª semana de gestação seu bebê está começando a ser formado. Primeiramente, é formado o tubo neural, estrutura que dá início à formação humana. Funciona como se fosse um alicerce responsável por originar o sistema nervoso central, o cérebro e o coração. Aos poucos se começa a desenvolver o primeiro órgão, o coração, e o sistema circulatório começa a bombear sangue.
Na 4ª semana, o bebê tem somente 2 mm, está do tamanho de uma semente de papoula.
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
Com a iFraldas você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê!
Crie grátis seu chá de bebê online agora:
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!