Você conhece os diferentes tipos de fraldas, mãezinha? Além das fraldas descartáveis, existem também as fraldas de pano e as fraldas ecológicas. Por isso, com a intenção de apresentar estas diferentes fraldas para você, nosso texto de hoje é dedicado à fralda ecológica. Afinal, quais são as características e os benefícios de usá-las no seu bebê? Te contamos aqui!
A fralda ecológica é uma fralda mais moderninha, baseada na mesma ideia das antigas fraldas de pano: a reutilização após lavagem. São compostas por capa ou calça impermeável, onde pode ser inserido ou costurado um absorvente, ou forro de pano.
Estas fraldas seguram o xixi e o cocô por horas, sem necessidade de trocar a todo tempo. Além disso, usam a tecnologia toque seco, que não deixa o bebê ficar molhado.
Com tamanho único, ajustáveis, possuem velcro ou botões, que além de seguros e práticos, permitem ajustes ao peso e tamanho do bebê. E o melhor de tudo: podem ser lavadas na máquina!
Quais são os tipos de fraldas ecológicas?
1. Com bolso ou pocket
São compostas por uma capa impermeável, revestida por um tecido que forma um tipo de bolso interno, onde pode ser inserido um absorvente capaz de manter o bebê sequinho.
Sem o bolso
Esta fraldas ecológicas são compostas somente pela capa impermeável externa, sem o bolso, os absorventes são colocados sobre a capa protetora, ficando em contato direto com o bumbum do bebê. São feitas com material à prova d’água que não permite o vazamento, e os absorventes mantêm o bebê sequinho por bom tempo.
2. Modelo AIO (all in one/ tudo em um)
O absorvente já vem agregado à capa, é costurado no lado interno da capa impermeável. São facílimas de usar porque já está tudo pronto, não precisa inserir o absorvente.
3. Modelo AI2 (all in two/ tudo em dois)
Com dois absorventes: um já vem costurado na capa, enquanto o outro vem solto. Este segundo absorvente é fixo na parte de dentro por meio de botões, possui toque seco e fica em contato com a pele do bebê.
4. Fralda Fitted, a fralda ajustada
Confeccionada em um tecido super absorvente chamado melton, conta com revestimento de soft com toque seco, e com bastante absorção. Porém, sua parte externa não é impermeável, ou seja, se o interior encharcar em excesso, o xixi pode vazar. Por isso, o ideal é usar com uma capa impermeável para proteção. É uma fralda muito usada à noite devido à sua excelente absorção.
Quais são os materiais utilizados na produção dessas fraldas?
O material usado para a fabricação da fralda ecológica faz diferença no momento do descarte no meio ambiente, é um ponto-chave quando se fala em fralda sustentável.
Capas impermeáveis:
A parte impermeável destas fraldas modernas é fabricada com o PUL (poliuretano laminado) ou TPU (poliuretano termoplástico), elementos mais usados na produção da parte externa. São respiráveis, resistentes, podem ir à máquina de lavar e são bastante flexíveis. Este material concede leveza e maleabilidade às capas.
Tecidos internos que formam os bolsos:
Os tecidos internos que formam os bolsos das capas impermeáveis das fraldas ecológicas não são sempre os mesmos. Observe alguns dos mais utilizados:
- Dry Fit Café: Fabricados a partir da borra de café, portanto tem uma cor vermelha-amarronzada. O tecido é muito fresco, por isso, é o preferido no verão.
- Suede ou suedine: É um tipo de tecido feito a partir do algodão, bastante macio e de cor branca. Sendo assim, pode manchar com facilidade. Às vezes fica meio amarelado devido à cor do cocô, mas deixar secar ao sol é uma forma de tirar as manchas.
- Soft ou Microsoft: É um material flexível e bastante durável. Além disso, é bem absorvente, visto que não retém a umidade, deixando a criança mais sequinha. O material é muito suave, macio e bem quentinho, por isso é o escolhido para usar à noite.
- Carvão de bambu: Feito a partir do bambu, cujas fibras são utilizadas como matéria-prima, sua cor é mais voltada para o cinzento, evitando manchas. É bem absorvente, dando ao bebê o conforto de permanecer sequinho por longo tempo.
Absorventes
Você já entendeu o que são os absorventes, não é? São responsáveis por segurar o xixi e as fezes. Para isso, são produzidos com materiais com alta capacidade de absorção, e utilizam tecidos com a tecnologia toque seco, que não deixa o bebê ficar molhado mesmo após várias micções.
Os tecidos usados nos absorventes são variados. Seu formato é em forma de faixa e alguns em formato de T. Observe as diferenças de materiais:
Microfibra: Possui alta absorção e costuma ser mais barato. Mas é preciso atenção com os bebês de pele mais sensível, pois este tecido pode causar assaduras e alergias. O ideal é não usar em contato direto com a pele dos pequenos.
- Carvão de bambu: A fibra de bambu proporciona e dá a sensação de toque seco. Pode ter contato direto com o bumbum do bebê.
- Fibra de café: Tem toque seco, não costuma causar assaduras, é fácil de lavar e secar, e não mancha facilmente.
- Cânhamo: Têm toque seco, são finos, portanto, sua absorção é menos eficiente.
- Algodão: Estes são fraldas 100% feitas de algodão. Na verdade, são como as fraldas de pano, que vêm em formato quadrado e precisam ser dobradas para usar no interior dos bolsos ou em cima das capas impermeáveis. A maior vantagem destes é que são muito macias e não costumam causar assaduras, nem alergias, pois precisam ser trocados com maior frequência.
Na hora de comprar os absorventes da fralda ecológica procure adquirir os que são da mesma marca, ou observe bem para ver se encaixam no modelo que você está levando para casa. Esse cuidado é para evitar diferenças no tamanho. Os absorventes devem ficar perfeitamente acomodados, sem embolar e saindo das capas.
Conheça os prós e contras de usar a fralda ecológica
Os prós:
- Não agridem o ambiente do mesmo modo que as descartáveis, visto que são reutilizáveis;
- O custo-benefício é muito menor. O enxoval do bebê pode ser montado com 16 ou 24 fraldas ecológicas. Sendo assim, o gasto é inferior ao das fraldas descartáveis;
- Se cuidar direitinho, seguindo todas as recomendações dos fabricantes, as fraldas ecológicas podem durar muitos anos;
- Menos chance de provocar alergias e assaduras nos bebês;
- Não precisam ser passadas a ferro;
- Podem ser lavadas na máquina;
- São lindas e estilosas, trazem variadas estampas e cores.
Os contras:
- As fraldas de pano moderno são reutilizáveis, portanto você precisará lavá-las constantemente;
- No entanto, elas não podem ser lavadas com o montante de roupa que você costuma pôr na máquina. Primeiramente, é necessária uma pré-lavagem para tirar o cheiro de xixi e o cocô. Somente depois devem ir para a máquina de lavar. Outro cuidado é não deixar que passem pelo processo de secagem das máquinas lava e seca;
- Aumenta o gasto de água e energia elétrica;
- Não são práticas para serem usadas fora de casa. Por ocasião de viagens ou passeios, você precisará transportá-las sujas até chegar em casa, pois não pode descartá-las;
- No início é preciso um investimento mais alto, para não ter problema de faltar fraldas limpas. Para começar, você precisará adquirir pelo menos 20.
Como usar as fraldas ecológicas?
Ainda tem dúvidas sobre como usar a fralda ecológica, mãezinha? Quer aprender a como colocar os absorventes e como regular o tamanho com os botões? No vídeo abaixo, a Dra. Jannuzzi conta tudinho! Assista:
Como escolher o tipo de fralda para meu bebê?
São muitas opções, não é? O ideal é analisar as características, os benefícios e as desvantagens que cada tipo de fralda apresenta antes de decidir qual comprar. Além de refletir também sobre fatores como a sua rotina, o impacto sobre o ambiente, o tipo de proteção que oferece e como interfere no bem-estar do seu bebê. É uma escolha muito pessoal de cada mamãe.
Sugerimos pesquisar bastante e conversar com outras mamães experientes antes de tomar uma decisão, viu?!