20 Semanas de gravidez: desenvolvimento do bebê e sintomas comuns
Se você está lendo este texto é porque está chegando ou já está com 20 semanas de gravidez – o que significa que falta um bocado de tempo até o parto! E aí, futura mamãe, o tempo passou rápido ou devagar?
Como você deve ter notado, o seu corpo está mudando cada vez mais e a tendência é que essas mudanças continuem. Por isso, criamos esse texto para tirar todas as suas dúvidas em relação a esse momento tão importante. Vamos lá?
Desenvolvimento do bebê em 20 semanas de gravidez
A primeira dúvida que as mamães costumam ter no decorrer dos meses é sobre o desenvolvimento do bebê. Bem, depois de 20 semanas de gravidez, o seu neném já estará coberto pelo vérnix, com todos os órgãos formados e com cerca de 24 cm. Dá para acreditar?
Além disso, o sistema nervoso da criança já está desenvolvido, o que significa que o bebê consegue controlar os seus movimentos – e que já são sentidos pela mamãe.
Já os rins do neném produzem cerca de 10 ml de urina por dia, enquanto o intestino produz as fezes compostas por mucos, enzimas digestivas e sais biliares, mas não se preocupe, tudo isso é eliminado pelo líquido amniótico.
Quanto ao cérebro, as células nervosas responsáveis pelo olfato, audição, paladar, visão e tato, ou seja, os cinco sentidos, continuam a desenvolver-se ao mesmo tempo que os neurônios responsáveis pela memória, e outras funções cerebrais também continuam a se formar.
Pesando aproximadamente 330 gramas, a tendência é que o seu bebê cresça e engorde cada vez mais. Sim, sua barriga ainda tem muito para crescer!
Menino ou menina?
Imagino que tanto o papai quanto a mamãe devem estar curiosos para saber o sexo do bebê. E, depois da 20ª semana de gravidez, já é possível ter o resultado com mais precisão.
A partir do exame de sexagem fetal, geralmente realizado entre a 18ª semana e 22ª semana, é possível descobrir o sexo do seu bebê! Além disso, por meio de ultrassons, o casal consegue verificar o desenvolvimento da criança.
Se for uma menina, o útero da neném já está formado e o canal vaginal está começando o seu desenvolvimento. E, se for um menino, os testículos devem começar a crescer em breve.
Acompanhamento médico e exames
Durante toda a gravidez, é fundamental ter um acompanhamento médico e realizar consultas pré-natais para seguir as recomendações do profissional, como também verificar com regularidade o desenvolvimento do bebê.
Esses acompanhamentos são importantes, especialmente após as 20 semanas de gravidez, quando o peso da mamãe realmente começa a aumentar e o neném a crescer.
Durante a 20ª semana de gestação, o médico deve recomendar realizar o ultrassom morfológico para verificar o desenvolvimento e saúde da criança.
Geralmente, o casal aguarda com ansiedade por esse exame, porque é por meio dele que é possível ver em detalhes cada parte do bebê.
É também nessa semana que a mamãe deve realizar a 2ª ecografia da gravidez, também conhecida como ecografia morfológica. Esse exame serve para verificar os detalhes da formação do bebê, o estado da placenta e do cordão umbilical, como também o rastreio da pré-eclâmpsia.
E, por mais que realizar exames não seja exatamente uma atividade divertida, este momento costuma ser muito especial, já que será feita a primeira imagem em detalhe do bebê que está para nascer!
Aumento do apetite
A tendência é que a barriga das gestantes aumente cada vez mais após as 20 semanas iniciais de gravidez. E isso tem ligação direta com o aumento do apetite que você vai ter a partir dessa semana.
Nos primeiros meses de gravidez, muitas mulheres reclamam de náuseas e aversões de alguns alimentos, mas logo o jogo vira. Tudo o que você deixou de comer naquela época, vai comer agora — é a chamada Zona da Fome.
Como o paladar vai despertar, é importante ficar de olho na sua alimentação: faça pequenos lanches saudáveis ao longo do dia, sem deixar de incluir frutas, nozes, vegetais cortados e outros alimentos saudáveis e fáceis de preparar.
E não precisamos nem dizer que fast food, doces em excesso e frituras devem ser evitados durante toda a gestação, não é?
Uma maneira de passar por esse momento de forma saudável é criar uma rotina de refeições, separando, durante o dia, lanches e aperitivos cheios de nutrientes para melhorar a sua saúde e a do bebê.
Nariz entupido
Já separe algumas caixas de lenços de papel porque você vai precisar! Sim, depois das primeiras 20 semanas de gravidez, um dos principais sintomas que a gestante pode ter é o nariz entupido.
Para passar por esse momento sem grandes transtornos, é indicado dormir com a cabeça mais elevada, sobre alguns travesseiros extras, além de evitar ambientes com fumaça, poluição, ácaros e pólen.
Vontade frequente de urinar
Outro sintoma que a mamãe pode ter entrando na vigésima semana de gravidez é a vontade de urinar frequente. Contudo, advertimos: não prenda a urina porque a bexiga cheia pode aumentar o risco de infecção urinária.
Cãibra nas pernas
Você pode começar a sentir um pouco de cãibra nas pernas, mas nada que não possa ser resolvido fazendo exercícios físicos e alongamentos – aliás, você sabia que yoga é uma atividade muito benéfica durante a gestação?
Além disso, mantenha o corpo hidratado, tomando, pelo menos, 2 litros de água por dia. Isso deve ajudar a melhorar a circulação sanguínea e evitar as cãibras.
Estrias
Durante essa e as próximas semanas, a mamãe pode começar a notar o aumento de estrias no corpo. Para evitá-las, é indicado passar óleo de amêndoas na barriga ou outros hidratantes recomendados pelos médicos.
Crescimento de unhas e cabelo
A gestante pode notar também que suas unhas estão mais fortes e o cabelo crescendo mais rápido do que o normal, além de estar mais volumoso. Isso acontece por causa dos hormônios da gravidez.
Contudo, tanto a rigidez das unhas quanto o crescimento dos fios devem voltar ao normal após o parto. Então tente não se apegar a essas novas mudanças!
A barriga em 20 semanas de gravidez
Para mostrar como cada mulher lida com a gravidez de maneira diferente, nós chamamos as nossas leitoras para contar como foi passar pelas 20 semanas de gravidez. Olha só:
Preparativos para o chá de bebê
Geralmente, o chá de bebê é realizado no 7° mês de gestação – ou seja, daqui há apenas 8 semanas! E, como você já deve ter percebido, o tempo durante a gravidez passa muito mais rápido do que o normal.
Por isso, é legal ir se preparando para o evento. Por sorte, a gente tem um guia completo com tudo o que você precisa saber para fazer um evento memorável e muito especial.
A principal dica para planejar qualquer evento é fazer isso com antecedência. Isso significa que, no seu tempo livre, procure se ocupar pensando nos convidados da festa, onde o evento pode acontecer, prove algumas comidas para colocar no cardápio e vá planejando com calma para não passar por perrengues perto da data.
E, claro, você pode sempre contar com a ajuda da iFraldas para realizar o seu chá de bebê! Saiba mais sobre como funciona o nosso chá de fraldas.
Dicas para a mamãe
Apesar de ser um momento super especial, passar pela gravidez não é fácil. Por isso, separamos algumas dicas para aliviar dores e sintomas:
- Tente dormir de lado, se ainda não tentou;
- Alimente-se de maneira saudável e evite gorduras, frituras e fast foods;
- Beba muita água;
- Procure descansar com os pés elevados;
- Se ainda não sabe o nome do bebê, comece a criar uma lista com o seu parceiro(a). Faltam poucos meses para o parto!
- Alongue-se com frequência para evitar dores;
- Tenha um hobby para manter-se ocupada. Uma boa dica é acompanhar o nosso blog para preparar-se para o restante da gravidez e o pós-parto;
Dicas para o(a) parceiro(a)
Como não é só a mamãe que está passando por essa fase, separamos também algumas dicas para o(a) parceiro(a). Dá uma olhada:
- Aproveite para começar a pensar na lista de presentes para compor o enxoval e pedir no chá de bebê;
- Aproveite que a gravidez não está no final e comece a planejar o quarto do bebê: posição dos móveis, o que precisa comprar, cor de parede e etc.;
- Dê atenção e faça atividades de casal com a sua companheira, como passear, dar uma volta, conhecer novos lugares, sair para um jantar especial e outras ideias criativas.