Com 15 semanas de gravidez, a mãe já consegue ver e sentir mudanças significativas nos seios, unhas, cabelos e em outras partes do corpo, como a barriguinha, por exemplo. Nessa fase, ela já começa a aparecer, o que é ótimo, pois muitas ficam ansiosas por esse momento.
Quer saber tudo o que acontece com você e com o seu bebê nas 15 semanas de gravidez? A iFraldas preparou um conteúdo completo sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!
15 semanas de gravidez: O que acontece com o bebê nessa fase?
Primeiro, vamos falar do tamanho. Com 15 semanas de gestação, o bebê mede 9,5 cm, considerando da cabeça até o bumbum (já que ele continua curvado). Ou seja, se aproxima do tamanho de uma beterraba mediana. Quanto ao peso, o seu pequeno ou pequena pesa o mesmo que algumas barrinhas de chocolate, ou seja, cerca de 70 gramas.
E o que mais? Bom, vejamos aqui algumas mudanças pelas quais o bebê passa nesse período:
Pelos e cabelos
Os cílios e as sobrancelhas já estão se formando e alguns padrões para o crescimento dos primeiros fios já começam a se formar no couro cabeludo.
Já percebeu que algumas crianças nascem bem cabeludas e outras, quase sem um fio de cabelo para contar história? Mas isso não define se o seu bebê terá pouco ou muito cabelo. Nos primeiros meses, o cabelo do bebê pode cair e depois voltar a crescer com outra cor e até mesmo com uma textura diferente.
A lanugem, que é aquela camada bem fina de pelos na pele do bebê, ainda não se formou. Isso só vai acontecer a partir da vigésima semana.
Audição e visão
Nesse período, apesar de se manter com os olhos fechados, o bebê já consegue perceber variações de luminosidade, especialmente se o ambiente externo estiver bem claro e brilhante.
“E será que o meu bebê já está ouvindo algo?” Com certeza! Ele já é capaz de ouvir alguns sons, sendo os principais os feitos pelo seu sistema digestivo e também os que o coração da mamãe fazem.
Musculatura e movimentos
Os ossos longos do bebê vão ficando mais rígidos, e os outros ossos e músculos seguem se desenvolvendo. Além disso, por meio do ultrassom, você já pode ver o futuro membro da família fazendo diversos movimentos como:
- pequenos chutes;
- caretas;
- esticando braços e pernas;
- chupando o polegar.
Lembrando que esses movimentos ainda não podem ser sentidos pela mamãe, mesmo os chutes. Portanto, segure a ansiedade, mamãe!
15 semanas de gravidez: O que muda no corpo da mulher?
Tamanho da barriga e seios
Pode ser que seja necessário começar a mudar o guarda-roupa e comprar peças que sejam mais largas e confortáveis, pois a barriguinha já começa a mostrar o crescimento e os seios também continuam a aumentar.
Por isso, compre vestidos que sejam largos e fluidos por mais que a barriga ainda esteja pequena. Como ela ainda vai crescer, poupe trabalho e grana comprando logo roupas que vão servir por toda a gestação ou quase toda.
Uma boa prática para economizar é perguntar àquela sua amiga ou parente próxima que acabou de ter um bebê, se ela tem roupas usadas durante a gestação para doar ou emprestar. Como são peças que costumam ficar guardadas no fundo do armário, a maioria das mulheres ficam satisfeitas em poder ajudar.
Pelos
O crescimento dos pelos é um dos efeitos da gestação indesejáveis para muitas mulheres. Com 15 semanas de gravidez, começam a nascer pelos em vários lugares. Então, você terá um trabalhinho para se depilar — se este for o seu desejo.
Porém, cuidado com o método que vai usar. Os especialistas costumam contraindicar os cremes depilatórios (pelo risco de alergias e irritações na pele) e também a depilação a laser, pois, durante a gestação, as chances de manchar a pele são maiores.
Ah! Outra coisa: provavelmente, a sua pele está mais sensível, portanto, a depilação com cera pode doer mais que o normal. Nesse caso, a melhor opção pode ser a lâmina.
Caso você queira aproveitar esse momento para clarear os pelos, nem pense em usar a água-oxigenada para isso. O ideal é investir em produtos naturais como chá de camomila e se expor ao sol. Já aproveita para pegar aquela vitamina D que é super necessária.
Unhas e Cabelos
Eis uma das melhores vantagens dessa fase da gestação: as unhas e os cabelos ficam mais fortes e brilhantes. Então, aproveite o seu momento de brilhar!
Quais são os principais cuidados?
Assim como em outras fases da gestação, as 15 semanas de gravidez exigem alguns cuidados. Muitos deles já estão em prática — assim esperamos — mas outros passam a ser necessários a partir deste momento. Veja abaixo quais são os principais cuidados agora:
- Dor de cabeça: esse é outro sintoma que pode aparecer com 15 semanas de gestação e você só deve tomar remédios com orientação médica;
- Pratique exercícios: a dor na região da pelve (quadril) é algo que costuma aparecer. Nesse caso, mantenha o corpo em movimento fazendo ioga, pilates, hidroginástica ou hidroterapia pode ajudar. Porém, só faça se o seu médico permitir;
- Coma pequenas porções e mais vezes por dia: esse é um problema que pode aparecer bem antes da 15ª semana, então é só manter essa estratégia, ou seja, coma menos, porém, a cada 3 ou 2 horas;
- Tontura: você já deve ter visto em filmes, novelas e em outros locais, mulheres desmaiando por conta da gestação. Isso pode acontecer, e caso esteja ocorrendo com muita frequência, a ponto de ser um risco e prejudicar a sua qualidade de vida, procure um médico.
- Descansar: mantenha os pés para cima quando estiver sentada ou deitada, pois o inchaço nessa região aumenta.
- Higiene íntima: sempre lave o bumbum com água e sabão após defecar, pois durante a gestação há uma maior chance de desenvolver hemorroidas.
- Higiene bucal: escove os dentes com frequência com uma escova de cerdas macias e sempre use o fio dental para evitar a gengivite.
15 semanas de gravidez: Quais exames fazer?
O principal exame desse período é o Amniocentese, que é um procedimento no qual há a coleta do líquido amniótico para avaliar se o bebê possui uma anomalia nos cromossomos, ou seja, se ele possui alguma doença de ordem genética.
Esse exame não é indicado para todas as gestantes, mas para aquelas: com mais de 35 anos, que tiveram alguma alteração em exames anteriores durante o pré-natal, que tenham histórico na família, que sofreram abortos ou que tenham alguma indicação para parto prematuro.
Esse exame consegue identificar algumas das principais patologias genéticas tais como:
- Síndrome de Turner: ocorre no sexo feminino e o cromossomo sexual apresenta apenas um X no par que deveria ser XX;
- Síndrome de Down;
- Síndrome de Klinefelter: ocorre em meninos que nascem com o cromossomo XXY em vez de nascer com o cromossomo sexual apenas XY.
Pode ser assustador, mas é muito importante fazer esse exame. Se o seu bebê chegar a ser diagnosticado com alguma dessas síndromes, vocês terão tempo para processar a informação e começar a procurar toda a ajuda necessária, assim como recursos para cuidar e dar o melhor tratamento ao bebê. Lembrando que o principal você já tem: muito amor!
Comece a fazer mudanças na casa
Pode parecer cedo demais, mas desde já, você deve começar a pensar nas reformas, nas compras de mobília e em tudo o que será necessário para a chegada do bebê.
Por exemplo, se você deseja fazer uma reforma, por menor que seja, como dividir um cômodo para criar um quarto para o bebê ou expandir o seu quarto atual para que o bebê durma com você nos primeiros 6 meses (uma recomendação dos médicos), saiba que a obra pode atrasar. Em 99% das vezes atrasa, mas o bebê não. Aliás, ele pode chegar até antes do dia.
Portanto, se você está com 15 semanas de gravidez ou está chegando lá, comece a pensar nisso. E se você deseja fazer um chá revelação, comece já os preparativos!
Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas
- Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
- Compartilhe com todos os seus convidados
- Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
- Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!