14 semanas de gravidez: tudo o que você precisa saber

Capa do blog post sobre 14 semanas de gravidez.
Quer saber mais sobre as 14 semanas de gravidez? Conheça as características dessa fase da gestação, os exames e os cuidados necessários.
Compartilhe

Parabéns! Você está chegando ou já está com 14 semanas de gravidez. Esse momento é o início do segundo trimestre e, assim como toda a jornada, é repleto de mudanças e adaptações.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre essa fase tão importante, fizemos um guia completo com tudo o que você precisa saber: desenvolvimento do bebê, sintomas, cuidados, exames e muito mais. Vamos lá?

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone

O desenvolvimento do bebê nas 14 semanas de gravidez

A barriga já está começando a ser notada, não é? Isso significa que o bebê está crescendo e se desenvolvendo. Em especial, nessa fase, o bebê já consegue movimentar os músculos do rosto e até mesmo fazer caretas!

É possível observar, também, o alongamento das unhas e dos braços, que já estão com um tamanho proporcional ao resto do corpo.

Além disso, boas notícias: os órgãos sexuais já estão se desenvolvendo, o que significa que logo mais deve ser possível descobrir o gênero do bebê por meio de exames. Sabe o que isso significa, não é? Já está na hora de começar a pensar no chá revelação! Mas não se estresse, também temos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o planejamento e realização desse evento!

Apesar de você ainda não conseguir sentir propriamente, nessa fase, o bebê já está se mexendo bastante e é possível até mesmo ouvir o coração dele utilizando um monitor fetal.

Tamanho e peso do bebê

Na 14 semana de gravidez, o seu bebê já deve ter entre 9 a 11 centímetros, o que é equivalente a um kiwi. Já o peso deve estar, em média, cerca de 90 gramas.

O sexo do bebê

Como falamos lá em cima, o órgão sexual do bebê já deve estar se desenvolvendo e, dessa forma, em algumas gestações, é possível determinar o sexo do bebê por meio de um ultrassom realizado nas 14 semanas de gravidez. Contudo, o resultado depende muito da posição do feto e da clareza da imagem.

Para ter uma resposta mais clara, faça o exame de sexagem fetal. No nosso blog você encontra um material que responde todas as suas dúvidas sobre o teste: dá uma olhada.

O corpo da mamãe nas 14 semanas de gravidez

E não é só o corpo do bebê que vai mudando ao longo dessas 14 semanas de gravidez, certo? Você já deve estar percebendo algumas mudanças em comparação com o primeiro trimestre.

É comum que os enjoos e a indisposição dos primeiros meses diminuam ou até sumam por completo. Mas, da mesma forma, é necessário que você continue se alimentando direito e se hidratando bastante! Você já tomou água hoje?

Além disso, é possível notar ainda mais as alterações de humor nessa fase. Já o corpo começa a apresentar uma saliência na barriga, mostrando os primeiros sinais do bebê. Os seus seios devem estar aumentando de tamanho por conta do desenvolvimento das glândulas mamárias e começo da produção de colostro (líquido rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do seu bebê).

Sintomas

Se você está sentindo desconforto na região abdominal e pélvica, saiba que isso é completamente normal uma vez que o seu útero está crescendo! Geralmente, essa dor é caracterizada por pontadas e pode aparecer a qualquer hora, mas não se assuste, o seu bebê está bem.

Caso você já esteja com dificuldades de se movimentar e locomover, que também é comum durante a gestação, procure fazer exercícios de alongamento ou até mesmo praticar ioga como forma de manter o corpo saudável.

Além das dores abdominais, você pode sentir algumas cãibras na panturrilha, principalmente durante a noite. Caso aconteça, mantenha a calma e alongue a musculatura da região, esticando devagar a perna e a ponta do pé. Quando você parar de sentir dor, apoie o pé no chão e se levante aos poucos.

Aumento da energia

Você está se sentindo mais disposta durante o início das 14 semanas de gravidez? Isso tem um motivo, na verdade, alguns: no fim do primeiro trimestre, a náusea e a fadiga diminuem, fazendo com que a mamãe se sinta melhor e mais disposta.

Além disso, nesse período, há um ajuste hormonal, onde os hormônios que antes estavam passando por grandes mudanças para sustentar o desenvolvimento do bebê, agora se estabilizam, o que gera um aumento de energia.

A adaptação física às demandas fisiológicas também é um fator importante para essa sensação de bem-estar. O volume sanguíneo aumenta para fornecer oxigênio e nutrientes tanto para a mamãe quanto para o bebê, uma adaptação natural e importante nessa fase.

Aumento do apetite

E com a náusea diminuindo, o apetite vem aumentando! Principalmente devido às mudanças hormonais e as necessidades nutricionais do corpo nas 14 semanas de gravidez.

Uma vez que o bebê continua a se desenvolver e crescer, o corpo da mulher vai pedindo cada vez mais nutrientes para sustentar a gestação. O resultado disso é uma maior necessidade de vitaminas, minerais, proteínas e, claro, calorias. E é aqui que começa os desejos insaciáveis da mamãe.

As mudanças hormonais também são um fator importante no aumento do apetite, uma vez que, durante a gravidez, os níveis de hormônios, como progesterona e estrogênio, estão em constante mudança e afetam diretamente o apetite e desejos alimentares.

Acompanhamento médico

O acompanhamento médico é indispensável não apenas nas 14 semanas de gravidez, mas como em toda a gestação para certificar que tanto a mãe quanto o bebê estão saudáveis.

Isso significa constantes idas ao pediatra, ginecologista e, também, psicólogo, uma vez que a saúde mental deve ser uma prioridade nesse momento.

Exames necessários

Você já deve estar acostumada a fazer diversos exames, não é? E até mesmo no início do 2 trimestre, isso não muda. Nessa fase, você vai precisar agendar hemograma, VDRL (exame para detectar doenças sexualmente transmissíveis), translucência nucal, exame de urina e de fezes.

Mantenha-se atenta para fazer a segunda consulta de pré-natal entre a 14ª e 16ª semana de gestação – e não esqueça de levar os resultados dos exames, como a ultrassonografia, para que o obstetra avalie o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe.

Cuidados nas 14 semanas de gravidez

Devido a alguns sintomas e mudanças no corpo, alguns cuidados são importantes durante as 14 semanas de gravidez, como para aliviar o desconforto pélvico. Então, separamos algumas atividades, indicações e cuidados que você deve ter em especial nessa fase. Dê uma olhadinha:

Alimentação no 2 trimestre da gestação

A alimentação é super importante! O seu bebê está crescendo e pedindo cada vez mais por nutrientes e vitaminas, o que significa que você precisa se alimentar de maneira saudável para fornecer isso para ele.

Procure adicionar vegetais e legumes, como abobrinha, brócolis ou o ingrediente de sua preferência. O importante é ter sempre um prato colorido e diverso. E, claro, sempre evitando alimentos processados, gordurosos e fast food.

Uma atividade legal para fazer nesse período é aproveitar para explorar a gastronomia. Faça novas receitas e experimente ingredientes de formas diferentes, porque é muito importante ter um cardápio diverso e completo.

Se hidrate

A hidratação é fundamental durante toda a gestação, mas em especial nas 14 semanas de gravidez e além, por diversos motivos, como:

  • Ajuda no desenvolvimento do bebê: a água tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança saudável, uma vez que ajuda a transportar nutrientes essenciais através da corrente sanguínea da mãe e auxilia na formação do líquido amniótico.
  • Previne a desidratação: durante a gestação, o volume sanguíneo cresce para acomodar as necessidades do bebê em desenvolvimento, o que pode gerar o aumento da taxa de perda de água através da transpiração e urina. As consequências da desidratação podem ser bem graves, como contrações prematuras, baixa produção de leite materno e outros.
  • Alivia alguns sintomas desconfortáveis: a água alivia sintomas como constipação, cãibras musculares, fadiga e tontura. Mantenha-se bem hidratada para aliviar esses sintomas e melhorar o bem-estar geral.

Continue a praticar exercícios físicos

Não deixe de praticar exercícios! Claro, pratique atividades adequadas para gestantes, como caminhadas, natação ou ioga. E lembre-se: respeite o seu limite.

Informações e apoio

Se você chegou até esse texto é porque você já está fazendo o certo: buscando informações preciosas sobre esse momento tão especial. É muito importante ler e acessar materiais educativos sobre a gravidez, o parto e o pós-parto, uma vez que essas informações podem tirar as suas dúvidas como também fornecer uma rede de apoio.

Gostou do conteúdo? Esperamos que você tenha gostado do nosso guia completo sobre as 14 semanas de gravidez. No blog da iFraldas, você encontra materiais educativos e completos como esse: desde dicas e recomendações durante a gestação, até informações valiosas no pós-parto, como todas as vacinas que o seu bebê vai precisar tomar. Não deixe de acessar o nosso blog e manter-se informada.

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:
  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.