11 semanas de gravidez: Tudo que você precisa saber

Saiba tudo sobre as 11 semanas de gravidez: desde o desenvolvimento do bebê até os principais exames e dicas.
Compartilhe

Você já chegou ou está chegando nas 11 semanas de gravidez! Isso significa mudanças no seu corpo, maior desenvolvimento do bebê e alguns sintomas diferentes do que você estava sentindo. 

Pensando nisso, criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre essa nova fase que chega. Vamos lá?

seu chá de bebê começa na iFraldas
Grávida mostrando seu chá de bebê online no smartphone

11 semanas de gravidez: Características desta fase

Desenvolvimento do bebê

Neste momento, a cabeça do bebê ainda é maior do que o corpo, e as orelhas já estão posicionadas nas laterais da cabeça. Os olhos estão cobertos pelas pálpebras e o bebê está crescendo cada vez mais.

Tamanho e peso

Na semana 11 de gravidez, o seu bebê já deve ter entre 4,1 a 5 centímetros e pesando em torno de 7 a 10 gramas, quase do tamanho de um limão.

Corpo

O corpo do bebê está se desenvolvendo: as membranas entre os dedos da mão e do pé já começam a desaparecer, deixando os dedos mais longos, e agora as unhas estão nascendo.

Além disso, os músculos e os nervos já trabalham juntos para o bebê conseguir se movimentar, mesmo que de maneira sutil. Mas fica tranquila, você ainda não consegue sentir essa movimentação.

Nessa mesma fase, a língua já está formada, as narinas estão abertas e as papilas gustativas estão se desenvolvendo. Já os órgãos genitais continuam se formando e, por isso, ainda não é possível identificar o sexo do bebê pela ultrassonografia.

11 semanas de gravidez: Acompanhamento médico

Como durante toda a gestação, o acompanhamento médico é fundamental nessa fase, na qual você terá alguns exames para fazer e, dependendo do caso, até mesmo tomar vacina. Mas fique tranquila, vamos explicar melhor tudo isso.

Principais exames

Durante as 11 semanas de gravidez, o seu médico pode solicitar exames de sangue, como hemograma completo, VDRL, HIV, Hepatite B e C e toxoplasmose.

Além disso, é possível que você tenha que realizar a translucência nucal, um exame que avalia a quantidade de líquido na nuca do bebê, para avaliar o risco de malformações ou alterações genéticas, como, por exemplo, a síndrome de Down, síndrome de Edwards ou a síndrome de Patau. Para tirar dúvidas mais profundas sobre esses assuntos, recomendações marcar uma consulta com um médico.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção causada por um vírus, que pode ser uma dor de cabeça durante a gravidez, uma vez que aumenta o risco de parto prematuro e algumas complicações de saúde graves no bebê.

Por isso, é indicado seguir o esquema de imunização da vacina a partir do 2º trimestre de gestação. Para as mulheres que ainda não foram vacinadas com o imunizante contra a Hepatite B, o esquema vacinal é:

  • 1ª dose: preferencialmente a partir do quarto mês de gravidez;
  • 2ª dose: 30 dias após a 1ª dose;
  • 3ª dose: 6 meses após a 1ª dose.

Mudanças no corpo da mãe

E assim como o bebê vai se desenvolvendo, o corpo da mamãe também passa por mudanças nas 11 semanas de gravidez! Então, nesse momento, é comum que a barriga siga crescendo, acompanhando mudanças físicas e hormonais.

Barriga

Nas 11 semanas de gravidez, conforme o bebê for se desenvolvendo, a barriga acompanha o ritmo e vai crescendo também, o que, na prática, significa uma cintura mais larga e dor na pelve.

Você também pode notar que os seus seios aumentaram de tamanho, uma vez que as glândulas responsáveis pela produção de leite vão crescendo para poderem amamentar futuramente.

Enjoos

Além da barriga aumentando, os enjoos se tornam cada vez mais comuns nas 11 semanas de gravidez. Isso pode ser agravado por uma série de razões, como mudanças hormonais, especialmente o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) e o estrogênio, além do possível desenvolvimento da sensibilidade olfativa ou até mesmo estresse e fadiga.

Corrimentos

Nessa fase, é comum para algumas mulheres apresentarem um corrimento com coloração mais esbranquiçada, espessura fina e sem cheiro. Esse sintoma trata-se da leucorreia, um corrimento causado por conta do crescimento do fluxo sanguíneo no seu útero. Se você apresentar algum corrimento diferente do descrito, o mais recomendado é conversar com o seu médico.

Pele e cabelos

Com o aumento dos hormônios e a circulação de sangue, é possível que você note que os cabelos e as unhas estão crescendo mais rápido.

A textura dos fios também pode mudar: fazendo com que o seu cabelo fique mais seco ou mais oleoso.

Além disso, a sua pele passará por algumas alterações, ficando mais oleosa, com acne, vasos avermelhados e até mesmo manchas mais escuras.

Por isso, é importante utilizar protetor solar todos os dias para cuidar da pele. E, claro, está proibido fazer peelings químicos ou utilizar ácidos retinóicos.

Alteração de humor

Por fim, se você estiver se sentindo mais emocionada, chorando por qualquer coisa ou até mesmo tendo uma raiva repentina, fique tranquila! Essas variações de humor são típicas durante as 11 semanas de gravidez.

Como não é possível controlar a mudança hormonal, o melhor que você pode fazer é ser sincera com as pessoas a sua volta e encontrar uma rotina que te tranquilize.

Cuidados nas 11 semanas de gravidez

Para lidar com todas essas mudanças e desafios nas 11 semanas de gravidez, listamos alguns cuidados que você deve tomar para passar por esse momento da melhor maneira. Veja só:

Descanse

Descansar na 11ª semana de gestação é super importante por vários motivos, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Isso ajuda a garantir a energia necessária para suportar todo o desenvolvimento do bebê, como também ajuda na redução de estresse que muitas mães passam nesse momento.

Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos é importante sempre, mas ainda mais fundamental durante a gestação. Isso ajuda a melhorar a sua força e resistência, dois fatores necessários durante a gravidez e o parto. Além disso, faz bem para a mente e ajuda a mamãe a ter uma rotina mais saudável.

Você pode começar com exercícios mais tranquilos, como caminhada, hidroginástica ou até mesmo ioga, bastante recomendado durante a gestação.

Hidrate-se

O recomendado durante esse momento é beber, pelo menos, 8 copos de água por dia, além de, claro, se alimentar muito bem! Adicione frutas e alimentos saudáveis à sua dieta.

Faça alongamentos diários

Além de fazer exercícios, é indicado fazer alongamentos diários para aumentar a flexibilidade e até mesmo corrigir alterações na postura. Você pode começar com exercícios mais leves e moderados e ir aumentando conforme se sentir confortável.

Não prenda a urina

Na gestação, é muito comum que as mamães sintam vontade constante de urinar. Mas é fundamental não prender a urina e tentar esvaziar totalmente a bexiga sempre que possível, uma vez que isso reduz o risco de infecção urinária, condição comum entre grávidas.

Dicas que toda mãe gostaria de saber

Para finalizar esse texto sobre as 11 semanas de gravidez, listamos algumas indicações que toda mãe gostaria de saber nessa fase.

Cuidando dos enjoos matinais

Como enjoos matinais são muito comuns na semana 11 de gravidez, aprender lidar com eles pode facilitar a sua rotina.

Para isso, procure fazer refeições menores e com um espaço de tempo mais curto, como a cada 2 ou 3 horas — e sem esquecer de beber muita água.

Crie uma rotina

Para ter um dia a dia mais tranquilo e controlado, uma boa ideia é tentar criar uma rotina de atividades, alimentação e sono.

Permita-se sentir

Como você já deve saber, a gravidez é um momento onde as emoções estão à flor da pele — e isso é completamente comum. Sinta-se à vontade para chorar, sentir inseguranças, medos e tudo o que vier por nesse momento. O importante é ser sincera consigo mesma e com as pessoas à sua volta.

Escolha o melhor para o seu bebê com a iFraldas

Com a iFraldas, você tem liberdade para escolher o melhor para o seu bebê! Crie grátis seu chá de bebê online agora:

  • Monte sua lista de presentes e personalize seu chá
  • Compartilhe com todos os seus convidados
  • Peça o resgate dos presentes e receba tudo em dinheiro na sua conta bancária
  • Com dindim no bolso, escolha o melhor para o seu bebê!
 
Novo mockup desktop e mobile, iFraldas tema Cegonha

Faça seu chá de bebê, revelação ou chá rifa com praticidade e segurança

Marido beijando a barriga da esposa grávida em chá de bebê.